Portas abertas para a inclusão

Sobre o projeto

O objetivo do curso “Ensino médio inclusivo - Construindo uma escola para todos” é apoiar equipes multidisciplinares das redes de educação no planejamento de políticas públicas, para a garantia de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial.

Para tanto, o IRM oferece formação continuada, por meio de encontros semipresenciais, a educadores e gestores que atuam na rede pública de ensino, impactando estudantes com e sem deficiência e suas famílias. Com o propósito de aumentar a consciência sobre os direitos e os princípios legais e atitudinais da educação inclusiva, a iniciativa estimula o desenvolvimento de projetos de intervenção local envolvendo os estudantes e/ou famílias.

Em parceria com o Instituto Unibanco (IU), o projeto já impactou 89.419 pessoas.

A primeira edição da formação foi realizada em 2016. Nesse ano, 144 cursistas concluíram a formação e cerca de 14.637 estudantes foram impactados, de oito municípios de quatro estados do Brasil – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo.

Em 2017, participaram 243 cursistas de 13 diretorias de ensino da capital paulista e foram impactados 23.685 estudantes e 3.576 familiares. Na sua terceira edição em 2018, foram envolvidos 409 cursistas de 14 diretorias de ensino da Grande São Paulo, e foram impactados 27.461 estudantes e 3.547 familiares

Tanto em 2018 quanto em 2017, o projeto contou com apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) e Escola de formação de professores Paulo Renato Costa Souza (EFAPE/SEE-SP).

Introdução

Construindo uma escola para todos - 2018 - Libras e audiodescrição

Estados participantes

1ª Edição (2016)

Minas Gerais e Pernambuco

e 3ª Edição (2017/2018)

São Paulo

Depoimentos

Impactos 2016/2018

  • 270 projetos
    locais de intervenção
  • 796 educadores certificados (SP)
  • 89.419 impactados, 65.783 estudantes e 11.009 familiares