Portas abertas para a inclusão

Sobre o projeto

O objetivo do curso “Ensino médio inclusivo - Construindo uma escola para todos” é apoiar equipes multidisciplinares das redes de educação no planejamento de políticas públicas para a garantia de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial.

Para tanto, oferece formação continuada, por meio de encontros semipresenciais, a professores e gestores que atuam na rede pública de ensino, impactando educandos com e sem deficiência e suas famílias. Com o propósito aumentar a consciência sobre os direitos e os princípios legais e atitudinais da educação inclusiva, estimula o desenvolvimento projetos de intervenção local, com orientação de tutoras do Instituto Rodrigo Mendes e realização dos próprios educadores junto à comunidade escolar.

Em 2017, o curso formou 243 educadores de 13 diretorias de ensino da capital paulista e impactou 23.685 estudantes e 3.886 familiares. Nesse ano, o projeto contou com apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP) e Escola de formação de professores Paulo Renato Costa Souza (EFAP/SEE-SP).

A primeira edição da formação foi realizada em 2016 por meio de parceria que se mantém com o Instituto Unibanco (IU). No ano, 219 educadores dos estados de Pernambuco e Minas Gerais participaram e 14 mil estudantes foram impactados.

Introdução

Construindo uma escola para todos - 2017 - Libras e audiodescrição

Estados participantes

1ª Edição (2016)

Minas Gerais e Pernambuco

2ª Edição (2017)

São Paulo

Depoimentos

Impactos 2017

  • 81 projetos
    locais de intervenção
  • 243 educadores certificados (SP)
  • 32.200 impactados, 23.685 estudantes e 3.886 familiares