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IRM se consolida como referência em formação em educação inclusiva

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Perto de completar 25 anos, Instituto comemora os números alcançados pelos programas formativos oferecidos a mais de 20 cidades no último ano

Às vésperas de seu aniversário, o Instituto Rodrigo Mendes já tem muito o que comemorar. No último ano, o IRM ampliou seus projetos de formação em educação inclusiva, atingindo um número recorde de pessoas: cerca de 47 mil, entre técnicos de secretarias, educadores e estudantes de escolas públicas de todo o país.

Fundado em 1994, em São Paulo (SP), o Instituto nasceu como uma escola de artes para pessoas com deficiência. Dois anos depois, após entrar em contato com a filosofia da inclusão social, a instituição mudou seu posicionamento, abrindo as portas para todas as pessoas, com ou sem deficiência. Por volta de 2010, o IRM deixou a área das artes e passou a mirar a educação — e, desde então, tem colaborado para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Com uma equipe empenhada em construir uma sociedade inclusiva que garanta a igualdade de direitos e que valorize as diferenças humanas, o Instituto Rodrigo Mendes desenvolve ações de formação continuada, mobilização e consultoria em educação inclusiva.

Mosaico com a foto de perfil dos 15 membros do Instituto Rodrigo Mendes.
As pessoas que fazem o IRM (da esquerda para a direita): Paulo Lopes, Regina Mercúrio, Vitoria Arguejo, Renato Soares, Patrícia Brito, Liliane Garcez, Diego Barcelos, Rodrigo Mendes, Joice Gitahy, Katia Cibas, Luiz Conceição, Lailla Micas, Isabela Morais, Priscila Fatima e Alexandre Moreira. Foto: Vitoria Arguejo/IRM.

Ampliados no último ano, os cursos de formação do Instituto variam com relação às etapas atendidas e aos formatos dos encontros, mas mantêm um mesmo DNA — envolver diferentes profissionais na execução de projetos inclusivos em suas redes, escolas e instituições de atuação. Assim, da educação infantil ao ensino médio, professores de sala comum, profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenadores e gestores escolares e técnicos de secretaria são desafiados a criar e implementar, em conjunto, ações que eliminem ou reduzam as barreiras para a inclusão.

Conheça os programas de formação em educação inclusiva do IRM que se destacaram em 2018 e saiba como eles impactaram a realidade das escolas atendidas.

Ensino médio inclusivo

Nessa formação continuada, os cursistas se reúnem em suas cidades para assistir a videoconferências com professores especialistas em educação inclusiva. Divididos em grupos, os educadores traçam um diagnóstico sobre os fatores que facilitam e dificultam a promoção da inclusão em suas escolas. Com base nessas informações, os grupos devem implementar projetos de intervenção local, que são supervisionados pela equipe do IRM.

Em 2018, o Ensino médio inclusivo realizou sua 3ª edição. Foram impactados cerca de 27.500 alunos da última etapa da educação básica em 12 municípios da Grande São Paulo. Veja as ações desenvolvidas em algumas das unidades escolares participantes:

Para mais informações sobre a formação, acesse institutorodrigomendes.org.br/ensino-medio-inclusivo.

Materiais pedagógicos acessíveis

Colocar as mãos na massa para criar materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. Com essa proposta, em 2018, o IRM realizou a primeira edição desse curso. Ao longo de um semestre, os educadores participantes se reuniram para debater temas relacionados à perspectiva inclusiva e à cultura maker. Em paralelo, eles foram desafiados a idealizar e criar recursos pedagógicos, alinhados a um determinado objetivo de aprendizagem, para serem usados em suas escolas.

Usando técnicas de fabricação digital, equipamentos eletrônicos de baixo custo — e muita criatividade —, 42 educadores de 14 escolas municipais da região da Capela do Socorro, em São Paulo (SP), criaram materiais pedagógicos para suas unidades. Veja como foi o curso:

Para saber como os recursos foram usados em sala de aula, acesse: diversa.org.br/materiais-pedagogicos.

DIVERSA presencial

Apoiado pela Fundação Volkswagen, o DIVERSA presencial teve sua 3ª edição em 2018, dessa vez com as cidades de São Caetano do Sul, Cotia, Caieiras, Nova Odessa e Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo. Ao longo do ano, representantes das secretarias de educação, gestores escolares e professores de sala de aula comum e do AEE desses municípios se reuniram em 10 encontros na capital paulista para debater casos reais de estudantes com deficiência matriculados em suas escolas.

Sob mediação do Instituto, por meio do diálogo, esses profissionais organizaram estratégias segundo as diretrizes das políticas educacionais locais para alinharem o específico – personalização em termos do olhar para cada estudante, cada escola e cada rede de ensino – ao geral.

Em paralelo, três municípios participantes de edições anteriores do programa realizaram a etapa de monitoramento, onde as Secretarias de educação são desafiadas a replicar um modelo de formação na perspectiva inclusiva. Cruzeiro, Poá e Peruíbe foram as cidades selecionadas. Confira as imagens da edição:

Os relatos das ações realizadas pelos grupos em suas escolas estão disponíveis em diversa.org.br/tag/diversa-presencial.

Outros projetos

Além desses programas de formação, em geral articulados junto às Secretarias de Educação, o Instituto Rodrigo Mendes também desenvolveu um curso online e aberto a todos interessados. Lançado em setembro do ano passado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundação FC Barcelona, o Portas abertas para inclusão EAD já recebeu mais de 16 mil inscrições e certificou mil cursistas.

Para disponibilizar conhecimento em educação inclusiva e proporcionar trocas entre educadores, gestores escolares, técnicos de secretarias e outros profissionais interessados no tema, o IRM idealizou, em 2011, o DIVERSA. No site, é possível ler estudos de caso, artigos e relatos de experiência sobre inclusão escolar, interagir com os outros usuários e aprender a fazer e aplicar materiais pedagógicos acessíveis em turmas de alunos com e sem deficiência. Conheça a plataforma em diversa.org.br.