O projeto Portas abertas para a inclusão – Educação física inclusiva chega em sua 3ª edição e, ao longo desse tempo, impactou milhares de escolas e 91.954 estudantes em 15 estados brasileiros, certificando 916 educadores.
A iniciativa nasceu de uma parceria entre o Instituto Rodrigo Mendes, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Fundação FC Barcelona (FCB), e começou em 2012 com o objetivo de formar educadores de diversas regiões do Brasil para apoiar a promoção da inclusão escolar de meninas e meninos com deficiência por meio de práticas esportivas seguras.
Em 2016, o projeto agregou mais um município às 15 cidades participantes, Belford Roxo, no Rio de Janeiro, por meio de um convênio entre o UNICEF e o Ministério dos Esportes. Assim, em 2016, mais de 43 mil alunos, professores, gestores, familiares, entre outras pessoas envolvidas, foram diretamente beneficiados pelos projetos locais de intervenção, criados e implementados em 16 cidades pelos cursistas do “Portas abertas”.
Um dos resultados do projeto são as publicações desenvolvidas com a finalidade de compartilhar o conhecimento nos âmbitos nacional e internacional. São eles o Relatório de impactos e a Coletânea de práticas, disponíveis em formatos PDF e HTML, e vídeos no canal IRM no Youtube que complementam e detalham experiências e seus pontos mais importantes, apresentando as atividades desenvolvidas em algumas das cidades visitadas.