Logotipo Portas abertas para a inclusão - Educação física inclusiva
Compartilhe:
Portas abertas para a inclusão - esporte para todos [versão integral]

Sobre o projeto

O projeto PORTAS ABERTAS PARA INCLUSÃO iniciou em maio sua 3ª edição, envolvendo 19 polos em 16 cidades participantes, reunindo um total de 500 cursistas.

O Instituto Rodrigo Mendes, a Fundação FC Barcelona (FCB) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promovem o projeto desde 2013, ano da primeira edição. A iniciativa contemplou 12 cidades e teve como objetivo colaborar para a construção do legado social da Copa do Mundo no Brasil e garantir melhores condições de aprendizagem aos estudantes com deficiência nas escolas regulares.

> Acesse os resultados no Relatório de impactos 2014.

Em 2015, o projeto iniciou sua segunda edição, contando agora 3 novos municípios integrantes da Plataforma de Centros Urbanos do UNICEF (veja no mapa abaixo) totalizando, assim, 15 cidades participantes. As turmas incluem educadores, gestores escolares e membros das equipes das secretarias de educação, somando 458 profissionais envolvidos em 122 projetos implementados.

As publicações desenvolvidas têm o objetivo de compartilhar o conhecimento gerado nesta segunda edição do projeto PORTAS ABERTAS PARA INCLUSÃO e, assim, ampliar seus impactos. Além dos PDFs, os sites podem ser acessados e complementados com os vídeos disponíveis no canal IRM no Youtube.

Impactos "Portas Abertas" 2015

122
projetos locais

458
profissionais participantes3
51.052
impactadas diretamente, dentre esses, 37.105 crianças e adolescentes
3 Dos 458 participantes, 369 desenvolveram projetos locais em conformidade com a metodologia do curso.

Sobre os patrocinadores

Sobre o Instituto Rodrigo Mendes

Fundado em 1994, o Instituto Rodrigo Mendes é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da educação e da arte. Suas ações visam colaborar para que a escola pública seja capaz de acolher toda e qualquer criança. Para isso desenvolve programas de pesquisa, produção de conhecimento e formação sobre educação inclusiva.

Sobre a Fundació FC Barcelona

Desde sua constituição em 1994, a Fundación FC Barcelona tem sido uma fonte inesgotável de participação cidadã para as numerosas atividades sociais, culturais e esportivas que a Fundação tem levado a cabo. A partir de 2006, a FCB adere aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pelas Nações Unidas. Com base na experiência adquirida no campo do esporte e de seus valores.

Sobre o UNICEF Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) é uma agência da ONU que tem como mandato assegurar que cada criança e cada adolescente tenham seus direitos integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Com presença em 191 países é referência mundial em conhecimento e ações de desenvolvimento relacionados à infância e adolescência, credibilidade construída a partir do desenvolvimento.

Produzido por Espiral Interativa.