Quadro 1
Felipe, um jovem cadeirante, aparece sentado em sua cadeira de rodas, no canto de uma quadra de futebol, onde garotos jogam entusiasmados. Em algum lugar do quadrinho deve aparecer a placa indicativa “Escola Pública de Padre Miguel”. A expressão de Felipe é triste. O professor, ao lado dele, instrui os garotos que jogam na quadra, enquanto pensa:
– Preciso fazer alguma coisa para que o Felipe participe… Ele gosta tanto de futebol!
Quadro 2
No topo do quadrinho, aparece: “No dia seguinte”. O professor de Felipe, Luiz Gustavo, aparece em um balcão. Ao fundo, é possível ler numa faixa: “Projeto Portas Abertas para Inclusão – Unicef, Fundação Barcelona e Instituto Rodrigo Mendes”. Ele diz:
– É aqui que oferecem cursos de formação sobre educação física inclusiva para educadores?
Quadro 3
No topo do quadrinho aparece: “Algum tempo depois”. Luiz Gustavo está agora em pé, na ponta de uma mesa, ao redor dela estão sentados diretores e professores da escola de Padre Miguel. No centro da mesa, pode haver uma plaquinha escrito “reunião de mestres”. Gustavo diz:
– Minha proposta, então, embasada pelo que aprendi com o Projeto Portas Abertas, é, nesse primeiro momento, descontruir as regras dos esportes praticados pelos alunos…
Quadro 4
Agora, aparecem em quadra Felipe, em sua cadeira de rodas, e os demais alunos da escola, jogando todos juntos basquete, no lugar de futebol. Felipe tem a bola em mãos e se movimenta na cadeira de rodas. O professor Gustavo orienta:
– Isso aí! Vamos lá, meninos!
Quadro 5
Após o fim do jogo, Felipe e o professor Gustavo estão saindo de quadra. Felipe diz ao professor:
– Poxa, professor, é muito bacana poder jogar com meus amigos. Mas, sabe, às vezes, sinto que conseguiria me movimentar mais… Sem contar que, o que todo mundo gosta mesmo, é futebol…
Quadro 6
Foco no rosto do professor, que pensa:
– Humm, acho que posso explorar ainda mais seu potencial. Vou perguntar ao Felipe de que outras formas consegue se mover. Observei que ele tem marcas nos joelhos…
Quadro 7
Todos os alunos, junto com o professor, aparecem em quadra novamente. Agora, todos, assim como Felipe, se mantêm em quatro apoios (com as mãos e os pés apoiados no chão e o quadril levantado). O professor Gustavo diz:
– Vamos praticar o Felipebol! As regras do jogo são simples: vocês devem se movimentar em quatro apoios, jogar com as mãos e somente o goleiro pode ficar em pé.
Quadro 8
Foco nos meninos jogando. Eles gritam, vibram e comemoram. Ao fundo, aparece a diretora da escola conversando com o professor Gustavo. Ela diz:
– É impressionante, professor! O Felipebol conquistou a todos os estudantes, passando na frente até do futebol em termos de preferência da turma!
Quadro 9
Felipe se aproxima dos dois sentado na cadeira de rodas e diz:
– Agora eu participo de verdade do jogo: viro cambalhotas, faço muitos gols e comemoro com meus amigos. Estou muito feliz!
Logo do Instituto Rodrigo Mendes e site www.rm.org.br
Desde 2009, a TAM Linhas Aéreas apoia a atuação do Instituto Rodrigo Mendes no campo da educação inclusiva.