Educadores e outros interessados na inclusão escolar de estudantes com deficiência já encontram um espaço de formação online sobre o tema. Trata-se da versão a distância (EAD) do Portas abertas para a inclusão, curso de educação física inclusiva desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) em parceria com o UNICEF Brasil e a Fundação FC Barcelona. O curso é totalmente gratuito, conta com emissão de atestado e não exige pré-requisitos, nem a presença física em aulas.
Tem interesse em participar? Inscreva-se agora!
Com 40h de duração, o Portas abertas EAD é composto por textos e videoaulas sobre a teoria e a prática da educação inclusiva. Apesar de ter como foco a educação física, o curso aborda diversos temas da inclusão escolar no Brasil, como histórico e legislação, acessibilidades e práticas inclusivas. Por isso, pode ser cursado por professores de todas disciplinas, gestores escolares, familiares e demais interessados em inclusão de pessoas com deficiência na escola.
Os sete módulos que compõe o curso são independentes. Isto é, cada participante decide em que ordem estudar e em quanto tempo. Ao final, são oferecidas orientações metodológicas para o desenvolvimento de um projeto de intervenção. Cumpridas todas as etapas, o IRM emite um atestado de participação.
O Portas abertas EAD é totalmente acessível e conta com recursos de Língua brasileira de sinais (Libras), legendas e audiodescrição.
Referência em educação física inclusiva
O Portas abertas para a inclusão nasceu de uma parceria entre o Instituto Rodrigo Mendes, o UNICEF Brasil e a Fundação FC Barcelona em 2012, com o objetivo de formar educadores para promover a inclusão escolar de estudantes com deficiência por meio de práticas esportivas. Em três edições semipresenciais, a formação passou por 16 municípios em 15 estados, certificou mais de 900 cursistas e atingiu cerca de 90 mil estudantes.
Assista ao histórico da iniciativa:
E se você tem interesse em fazer o curso, já pode conhecer as experiências das edições semipresenciais do Portas abertas para se inspirar. Os projetos desenvolvidos por quem já participou da formação estão disponíveis no DIVERSA, o portal de compartilhamento de experiências e construção de conhecimento em educação inclusiva do IRM. Para conhecer essas práticas, acesse: diversa.org.br/tag/projeto-portas-abertas-inclusao.