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Termina formação em gestão inclusiva ministrada pelo IRM no Piauí

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O ciclo formativo, que é fruto da parceria com o Instituto Unibanco, teve como objetivo o desenvolvimento de planos de formação a serem implementados na rede de educação do estado

Entre os meses de novembro de 2019 e fevereiro de 2020, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) ministrou a formação “Jovem de Futuro – Gestão Inclusiva” em Teresina, no Piauí, que integra o Programa Jovem de Futuro (JF), iniciativa do Instituto Unibanco (IU). Foram três encontros presenciais e dois virtuais, com o objetivo de promover discussões sobre temas da educação inclusiva que potencializem ações desenvolvidas pelas gestoras e pelos gestores do estado, por meio do desenvolvimento de planos de formação. Mais de 50 pessoas participaram do percurso formativo, entre técnicos de educação especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí e representantes das gerências regionais do estado. 

O primeiro encontro, realizado nos dias 28 e 29 de novembro do ano passado, focou na apresentação do ciclo formativo para os participantes. A formação dialógica forneceu conteúdos para a articulação das discussões sobre educação inclusiva e para a condução da construção de propostas de planos de formação a serem implementados na rede do estado do Piauí. O IRM trabalhou os conteúdos com base na transversalização do tema da equidade, com foco na pessoa com deficiência, e na construção de uma escola inclusiva. 

Já nos dias 16 e 17 de janeiro, aconteceu o segundo encontro da formação, que discutiu políticas públicas voltadas para a educação especial na perspectiva inclusiva e para a formação de professoras e professores; o conceito de intersetorialidade e as possibilidades de trabalho articulado entre a educação e demais órgãos públicos; e mapeou as instituições e os agentes que podem apoiar as gerências regionais e contribuir para a perspectiva inclusiva da educação. Além disso, aconteceu o acompanhamento do processo de elaboração dos planos de formação, que contou com tutoria durante todo o processo, principalmente nos encontros virtuais, focados nas devolutivas sobre os trabalhos desenvolvidos.   

O último encontro, que ocorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro, focou nos conceitos e nas aplicações das acessibilidades; no uso da tecnologia assistiva; e na utilização prática do desenho universal para aprendizagem. Também foi realizada uma oficina de Abayomi, para trabalhar a questão da educação inclusiva, resgatando a importância e a riqueza cultural e histórica afro-brasileira. E, fechando a formação, aconteceu um colóquio, que tratou da questão do protagonismo juvenil, refletindo sobre a participação dos estudantes na gestão e na potencialidade de ações que maximizem esse protagonismo. Foram desenvolvidos 19 planos de formação, que já têm perspectiva de implementação ainda em 2020.