Pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do Instituto Rodrigo Mendes foi encomendada pela Fundação Feac e aborda salas de recursos em escolas estaduais na cidade
O Instituto Rodrigo Mendes acaba de disponibilizar a pesquisa intitulada “Sala de recursos: um estudo do município de Campinas”. O estudo, encomendado pela Fundação FEAC, é a segunda iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do IRM, criado em 2021.
O material tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca da educação na perspectiva inclusiva, apresentando a função e a importância das salas de recursos multifuncionais para esse propósito. A cidade de Campinas foi escolhida como local para aplicabilidade da pesquisa de campo, realizada com 175 escolas públicas da rede estadual de São Paulo no município de Campinas (SP).
A publicação é dividida em três capítulos: a educação especial no Brasil e a perspectiva inclusiva; a educação especial em escolas da rede estadual de Campinas; e recomendações. Para isso, foi realizada em sete etapas, que apresentam: (I) panorama da produção acadêmica sobre salas de recursos; (II) marcos regulatórios; (III) caracterização do município de Campinas, segundo dados do Censo Escolar; (IV) aplicação de questionário para docentes e estudantes com perguntas sobre a avaliação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e das salas de recursos; (V) entrevistas com educadoras e educadores; (VI) visitas presenciais a escolas; e (VII) recomendações sobre a perspectiva inclusiva.
Com base nos resultados apresentados, as principais recomendações do estudo considerando uma perspectiva inclusiva são:
• Investimento na formação de docentes na perspectiva inclusiva (mudança de mentalidade);
• Diversificação das estratégias pedagógicas;
• Salas de recursos e contratação de docentes de AEE multifuncionais;
• Distinção de recursos para acessibilidade física e comunicacional;
• Empenho pela gestão escolar na construção de ações intersetoriais (saúde, transporte, assistência social) e no envolvimento com a comunidade escolar;
• Reserva de tempo exclusiva para o trabalho colaborativo;
• Aulas de Trabalhos Pedagógicos Coletivos (ATPC) dedicada à educação inclusiva com todas e todos os professores;
• Foco no estudante, e não na limitação; e
• Apoio de organizações da sociedade civil e de outros atores externos para consolidação de redes que contribuam para a educação inclusiva.
A pesquisa “Sala de recursos: um estudo sobre o município de Campinas” está disponível em duas versões, chamadas de relatório final e de relatório completo.
Núcleo de pesquisa e Tecnologias
Em 2021, o Instituto Rodrigo Mendes criou o Núcleo de Pesquisa e Tecnologias. Sua primeira ação, lançada em novembro do mesmo ano, foi a pesquisa: “Tecnologias digitais aplicadas à educação inclusiva: fortalecendo o Desenho Universal para a Aprendizagem”, desenvolvida pelo IRM em parceria com o Instituto Unibanco. Esse estudo tem como objetivo apresentar um retrato global sobre o panorama atual das tecnologias educacionais digitais com potencial para favorecer a inclusão escolar de todas e todos. A publicação está disponível em duas versões: “relatório final” e “relatório completo”.
Instituto Rodrigo Mendes lança Núcleo de Pesquisa e Tecnologias