Durante seis semanas foram promovidos diálogos e estratégias sobre a Tecnologia para viabilizar uma educação inclusiva nos municípios brasileiros
Durante seis semanas, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e o Itaú Social realizaram encontros formativos remotos com representantes de secretarias de educação de todo o Brasil para apresentar aos participantes a Tecnologia Educacional Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência e sua usabilidade para promoção de uma educação inclusiva.
A formação também provocou reflexões a respeito da importância de um trabalho colaborativo, envolvendo as diversas equipes que compõem a comunidade escolar, para a efetivação de uma educação de qualidade que respeite as singularidades de cada estudante. Os encontros abordaram a necessidade de se estabelecer um diagnóstico da rede de ensino de cada município a partir da percepção dos diferentes olhares do território. Também foram trabalhadas as alternativas para realização de formação continuada, a fim de melhorar o desenvolvimento de cada um e, consequentemente, a educação para todas e todos. Além disso, a relevância do monitoramento e avaliação dos processos colocados em prática foi uma das temáticas exploradas.
A partir dos aprendizados adquiridos e considerando as características de cada território, os participantes foram incentivados a elaborar um plano de formação com a premissa de uma educação inclusiva e de qualidade, usando como meio para essa finalidade a ferramenta Tecnologia Educacional Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência. Ao final dos encontros, os cursistas compartilharam suas propostas, seus conhecimentos e suas ideias para inspirar e incentivar os demais colegas dessa formação a colocarem o plano idealizado em prática. E foram lembrados de que o programa a ser implementado deve ser contínuo, ainda que seja preciso fazer correções, ajustes e melhorias ao longo do percurso e/ou depois da implementação.
Tecnologia Educacional Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência
A iniciativa é parte do programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, no qual estão reunidas diversas tecnologias educacionais formativas voltadas a profissionais da educação, de forma que seja possível garantir o acesso, a permanência e o aprendizado de todas as crianças, adolescentes e jovens do Brasil com equidade.
A Tecnologia Educacional “Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência” auxilia o profissional de educação a encontrar soluções efetivas para as demandas educacionais de sua região, almejando a ampliação do sucesso escolar em seu território. Essa tecnologia está dividida nas seguintes etapas: implementação, processo formativo, monitoramento e avaliação.
A Tecnologia Educacional pode ser acessada a qualquer momento, para implementação de forma autônoma e totalmente gratuita, por meio do site do programa Melhoria da Educação.
Para mais novidades, continue acompanhando o trabalho do Instituto Rodrigo Mendes e, caso tenha interesse em mais formações gratuitas sobre inclusão, acesse nossa plataforma de formação EAD.
IRM apoia nova ação formativa com a “Tecnologia Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência”