Realizado em parceria com a área de Advocacy do IRM, evento online contou com organizações apoiadas pela B3 Social
A B3 Social, em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), realizou, no último dia 26 julho, um webinário para apresentar o Painel de Indicadores da Educação Especial ao grupo de organizações da sociedade civil apoiadas pela instituição.
“Queremos fortalecer o terceiro setor e, para isso, além do apoio financeiro via investimento social, também trabalhamos a modalidade de apoio não financeiro, seja realizando eventos, conexões entre projetos e proporcionando o compartilhamento de conhecimento e boas práticas”, afirmou Bruno Gomes, do time de avaliação e monitoramento da B3 Social. Dentre os participantes, estavam representantes da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Generation Brasil, Jeduca, Fundação Dom Cabral, entre outros.
Karolyne Ferreira, especialista da área de Advocacy do IRM, abriu o evento, apresentando a missão do Instituto e os pilares de atuação, além de apresentar os principais marcos legais sobre a inclusão no Brasil. Segundo ela, todos os avanços em relação ao tema “implicam em uma transformação cultural”.
Painel de Indicadores da Educação Especial
Após a contextualização de todas as políticas públicas que resultaram no cenário atual, foi apresentado o Painel de Indicadores da Educação Especial, que conta com dados atualizados até 2022 do Censo Escolar.
Maria Gomes, especialista de monitoramento do IRM, apresentou alguns dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua 2022 (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados sobre crianças e adolescentes de quatro a 17 anos que estão fora da escola, qual o índice de pessoas com deficiência e o chamado funil da exclusão.
“A taxa de analfabetismo para pessoas com deficiência foi de 19,5%, enquanto para pessoas sem deficiência foi de 4,1%. Este é o primeiro ano da pesquisa e a ideia é que ela continue para avançarmos nas políticas públicas”, explicou Maria.
Além disso, a especialista navegou pela ferramenta, dando exemplos de como explorar e quais dados obter das seções de estudantes, professores e escolas. “No município de São Paulo, uma em cada quatro escolas não está apta a receber estudantes com deficiência por não ter itens de acessibilidade”, exemplificou Karolyne ao explorar os dados sobre os recursos disponíveis nas escolas da cidade. “Isso é um dado alarmante, porque as barreiras arquitetônicas são a primeira barreira enfrentada por esses estudantes para a frequência escolar”, destacou.
Outro ponto importante abordado por Karolyne é de que o Censo escolar não mensura os dados dos estudantes que estão incluídos no ensino regular. “Nós não conseguimos captar os estudantes que estão fora das salas de aula”.
Por fim, os participantes navegaram pelo painel e participaram com perguntas e depoimentos.
O Painel de Indicadores da Educação Especial é uma inciativa do IRM, que foi lançado no final de 2022 e está disponível no portal DIVERSA. Nele, é possível acessar dados sobre estudantes, como matrícula e permanência; perfil e formação; e indicadores de escolas. A seção de professores conta também com indicadores relativos a outros profissionais de apoio ao público-alvo da educação especial.
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