Neste último domingo, dia 18/09, encerrou-se um importante evento que ocupou muitas agendas no Brasil e no mundo: as Paralimpíadas Rio 2016. Momento único em beleza, organização, gentileza, diversidade e, sim, transformação.
Atletas e jogos emocionantes reuniram mais fãs, despertaram olhares de crianças e adultos para o esporte e para o tema da inclusão. Pelas arenas passaram exemplos vivos de superação e, fora delas, houve espaço para conhecer casos de sucesso – histórias de inclusão nas escolas e comunidades, contadas em palestras e seminários que aconteceram durante todo o mês de setembro.
IRM na British House
No dia 05/09, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) participou do debate Brasil – Reino Unido em Educação Inclusiva, trazendo a história da cantora Olivia Byington e seu filho João, além de projetos de inclusão desenvolvidos no Brasil, em escolas de ensino básico e superior.
Já na terça feira, 13/09, o IRM inaugurou a exposição fotográfica do projeto Portas Abertas para a Inclusão, com imagens de Pat Albuquerque, a convite do UNICEF e com apoio da Embaixada e Consulados Britânicos no Brasil. O lançamento aconteceu na casa Paralímpica #BritishHouseRio, sediada no Shopping Metropolitano durante o período do evento esportivo, e foi precedida pelo seminário “Quando todos jogam juntos, todos ganham”, organizado pelo UNICEF Brasil.
A abertura contou com a participação do embaixador britânico, Alex Ellis e do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl. Foram compartilhadas as perspectivas de ambas as instituições sobre inclusão, o poder do esporte e do brincar em todo o mundo, especialmente no contexto das paralimpíadas.
Já Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM, apresentou resultados e histórias do projeto Portas Abertas, convidando ao palco dois professores do Rio de Janeiro – Antônio Carlos de Souza e Luiz Gustavo Firmino – que contaram seus projetos de inclusão por meio da educação física na Escola Municipal Floriano Peixoto e CIEP Padre Paulo Correa, respectivamente.
O segundo painel organizado pelo Unicef – “Inclusão, esportes e alto rendimento” – contou com a presença e depoimento pessoal do atleta paralímpico Micky Yule, da Grã Bretanha, seguido de uma mesa de debates com atletas e representantes do Special Olympics e Maria de Fátima Albuquerque, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do IRM.
+ Veja o álbum de fotos do evento