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Projeto “Alavancas” conclui formação de técnicos de secretarias

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Ao longo de 12 videoaulas, 160 cursistas interagiram com especialistas em gestão, inclusão e educação e elaboraram uma política pública de Educação Especial inclusiva para implementar em seus municípios. 

No dia 16 de outubro, a equipe do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) realizou a última aula para os participantes do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. Este ano, o foco da iniciativa foi a formação de gestores, técnicos de secretarias e de outros órgãos municipais e apoiá-los na elaboração de uma política pública de Educação Especial inclusiva em seus territórios.

A formação, de 120 horas, contemplou 160 cursistas entre os meses de março e outubro. As videoaulas síncronas foram transmitidas a partir de um estúdio em São Paulo para os dez municípios que foram selecionados, via edital, para integrar o Alavancas, são eles: Maués (AM), Óbidos (PA), Campo Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).

Os professores convidados para ministrar as aulas traçaram um panorama da Educação Especial na perspectiva inclusiva, passando por temas como política de educação; planejamento para elaboração da política municipal; financiamento; serviços de apoio à Educação Especial; programas e planos de políticas públicas; intersetorialidade; formação continuada; gestão inclusiva, democrática e participativa; monitoramento e avaliação de políticas de educação.

A próxima etapa do projeto consiste na implementação da política pública nos respectivos municípios. “É importante lembrar do nosso compromisso de, juntos, construirmos em cada uma das dez cidades que participam do ‘Alavancas’ redes de ensino em que haja uma verdadeira aposta no potencial de cada criança, uma aposta no melhor que cada estudante pode alcançar por meio da educação, seja qual for o seu jeito de ser no mundo”, enfatizou Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM.

“Essa etapa finalizada é primordial para que a mudança proporcionada pelo projeto seja perene e que essas políticas públicas possam permanecer impactando todas as crianças da rede municipal”, afirmou Juliana Cypriano, gerente do Departamento de Inclusão Produtiva e Educação (DIPRO) da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública (AS) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para ela, a implementação dessas políticas públicas representa um avanço significativo para a promoção da educação inclusiva em cada município.

Já Giorgia Albertini, analista de projetos do Movimento Bem Maior, pontuou que a participação ativa das comunidades demonstra o compromisso com uma educação inclusiva e que reflete as realidades locais, criando soluções efetivas para cada contexto. “O ‘Alavancas’ é um projeto de extrema relevância para o país e um marco na construção de políticas públicas voltadas para a educação inclusiva. Essa formação não está apenas mudando a visão sobre a educação inclusiva, mais do que isso, ela está ajudando a tirar o foco da deficiência e ampliar o olhar para as barreiras que existem na inclusão que precisam ser superadas”, disse aos cursistas.

“Esse projeto é um verdadeiro catalizador da transformação e a conclusão dessa etapa do desenvolvimento das políticas públicas de educação é um legado que vocês deixam para a promoção da educação inclusiva em cada uma dessas cidades. A implementação dessa política é fundamental para que a gente possa criar um ambiente educacional aonde todas as crianças se sintam reconhecidas, valorizadas e identificadas no seu maior potencial”, declarou Camila Abud, gestora de investimento social do Instituto Ambikira.

Sobre o Alavancas

O projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” é uma iniciativa do IRM, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Movimento Bem Maior, o Instituto Ambikira e o Instituto Machado Meyer. Por meio de edital foram selecionados dez municípios das cinco macrorregiões do Brasil.

No primeiro ano do programa, o IRM promoveu a formação de 394 cursistas, entre educadores, gestores e técnicos de secretarias, o que resultou na criação de 102 projetos inclusivos que atendessem a comunidade escolar. Em 2024, o projeto formou 170 técnicos de secretarias e apoiou a revisão ou a elaboração de dez políticas públicas de Educação Especial inclusivas. Para 2025, está prevista a implementação da política e a criação de dois cursos EAD que serão disponibilizados na plataforma de formação do IRM.

Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização do projeto “Alavancas”, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: AT&T, Cisco, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Lemann, Fundação Itaú, Instituto Devive, Instituto Unibanco, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão das ações do Instituto por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.