Último encontro da sexta edição do Seminário Internacional de Educação Integral, idealizado pela Fundação SM, debaterá sobre “O Papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas”
No dia 14 de julho, às 16h (Brasília), será realizado o terceiro encontro virtual da 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI). O evento, que contará com intérprete de Libras, audiodescrição e legendas em tempo real, será transmitido nos perfis da Fundação SM: no Facebook e no YouTube. O tema abordado será “O Papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas”. Faça sua inscrição.
O SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), além da Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, CENPEC, Centro de Referências em Educação Integral, CIEDS, Instituto Alana, CEDAC, Instituto Tomie Ohtake, Sesc e SM Educação.
O Seminário terá a participação de Cleuza Repulho, Ex-Presidente da UNDIME Nacional; Daniel Cara, Professor da Faculdade de Educação da USP e Dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; e Gina Ponte, Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A mediação será de Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM.
Como subsídio para a discussão dos convidados, o SIEI vai trazer depoimentos, gravados por vídeo, de gestores das redes estaduais e municipais, que compartilharão as estratégias que estão utilizando em suas localidades para a retomada das atividades escolares de maneira presencial. Além disso, a pesquisadora Luiza Corrêa, Coordenadora da área de Advocacy do IRM, vai apresentar o estudo que acabamos de lançar sobre protocolos de educação inclusiva durante a pandemia ao redor do mundo. A pesquisa – que adotou como fonte de informações uma rede de especialistas estrangeiros, documentos de organismos internacionais e protocolos de diversos países – fornece orientações para auxiliar os gestores responsáveis no planejamento e na execução de políticas públicas, buscando assegurar o direito à educação das pessoas com deficiência diante do período de isolamento social e no estágio de reabertura das escolas.
Confira como foram os outros dois encontros virtuais do 6° SIEI
Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral?