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Curso Portas abertas para a inclusão: educadores e estudante, com e sem deficiência, auxiliam o IRM a tornar conteúdo mais acessível

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Em dois encontros, os participantes do grupo focal puderam dividir suas impressões sobre a formação, e colaborar com sugestões que promovam maior envolvimento e entendimento do curso

“O curso EAD Portas abertas para a inclusão é importante, principalmente, por dois motivos: resume um período essencial para a história da educação e fala sobre o que é a educação de ponta, gratuita e inclusiva”. A fala é de Gabi Garcez Ikeda, pedagoga e participante do grupo focal que realizou a formação e, posteriormente, apresentou sugestões para que o material seja mais acessível.

Educadores e um estudante de Pedagogia, com e sem deficiência, se dedicaram ao curso durante duas semanas, para colaborar com o Instituto Rodrigo Mendes, a Fundação FC Barcelona e o UNICEF, que distribuirá o material de forma offline para quase 2 mil municípios que fazem parte do Selo UNICEF. A ideia é compartilhar os conhecimentos sobre educação física inclusiva nas escolas, com o maior número de municípios e agentes educacionais. As cidades do Selo têm difícil, ou nenhum, acesso à internet, o que desafiou o Instituto a organizar o material do curso em uma versão offline que possa contemplar cada escola e sua realidade.

Acesse o curso online

Para Lara Souto Santana, professora da educação básica, os encontros para discutir o conteúdo e a acessibilidade do curso foram imprescindíveis, porque é essencial que as pessoas com deficiência sejam incluídas nesse processo, para que o material final seja de fácil navegação e entendimento. “O curso precisa alcançar a todos; e seu trabalho coerente, que une teoria à pratica, é de extrema importância. Ver uma organização como o Instituto Rodrigo Mendes levando uma formação para pessoas diversas, com e sem deficiência, e para vários municípios, é muito importante”, ela completa.

Para os participantes do grupo focal, as mudanças que o curso propõe, que têm como pilar a educação inclusiva que envolva todos os estudantes e respeite suas diferenças, são essenciais para uma transformação efetiva da educação de qualidade, que não deixa nenhum aluno para trás. Para Samuel Adiron, estudante de Pedagogia, realizar a formação o fez refletir sobre sua própria trajetória dentro da escola e sobre as dificuldades que viveu pela falta de inclusão. “Eu vejo tudo o que já passou por mim, e penso que o curso é importante para a gente ver o que é preciso melhorar e como ter uma educação de qualidade para todos”.


O Portas abertas para a inclusão, fruto da parceria entre Instituto Rodrigo Mendes, UNICEF e Fundação FC Barcelona, é um curso de formação continuada para professores, gestores escolares e técnicos de secretarias municipais de educação. Tem como objetivo a promoção da inclusão escolar de meninos e meninas com deficiência, por meio da ressignificação da educação física e de práticas esportivas seguras.

O curso é composto por sete módulos que abordam os mais diversos temas da inclusão de pessoas com deficiência na educação: histórico e legislação, acessibilidades, práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva.