Casal de especialistas participa das aulas de formação e atividades no IRM, agregando conhecimento a partir de experiências Brasil-Portugal
“Inclusão não é educar alunos com dificuldades em escolas que não mudaram (ou não estão dispostas a mudar) nada.” David Rodrigues
Por reflexões como esta de David Rodrigues, nome considerado referência mundial em educação inclusiva, é que a equipe do Instituto Rodrigo Mendes convidou o professor a escrever um artigo para o DIVERSA, publicado em maio deste ano. Rodrigues é professor de educação especial e Conselheiro Nacional de Educação em Portugal desde 2015, presidente da Pró-Inclusão (Associação Nacional de Docentes de Educação Especial de Portugal) e diretor da Revista Educação Inclusiva.
“Portugal é considerada referência mundial no desenvolvimento de políticas públicas e amadurecimento de uma cultura inclusiva nas escolas. O David é uma figura importante nesse processo e tem sido um nome de referência por sua experiência no país. É uma honra e alegria se aproximar deste conhecimento e trocar, com David e Luzia, as vivências para estabelecer paralelos entre Brasil-Portugal, avançando no entendimento do que é uma escola para todos”, conta Aline Santos, coordenadora do DIVERSA.
Além do artigo, o professor ministra duas aulas para turmas de formação do ano de 2016 junto a sua companheira Luzia Lima-Rodrigues, brasileira e também pedagoga. Dona de uma trajetória valiosa, Luzia é pentacampeã brasileira de Kung Fu, especializada em Psicodrama Pedagógico e em Psicopedagogia, doutora em Educação pela Unicamp e pós-doutorado em Terapias Expressivas e Educação Inclusiva, pela Universidade de Lisboa, Portugal.
Atividades no Brasil
David e Luzia ministraram sua aula em 29 de junho, encerrando com chave-de-ouro o primeiro semestre das aulas no Ensino Médio Inclusivo, projeto realizado com apoio do Instituto Unibanco. Os temas abordados trouxeram cenários de inclusão e históricos de Portugal, sendo eles:
- Inclusão: impacto internacional e conceito
- Inclusão: por quê? A neuroplasticidade, a importância das emoções e da interação social
- Boas práticas em educação inclusiva – aprendendo com a reflexão sobre a experiência
A segunda aula será no dia 20 de agosto, para a turma do projeto Portas Abertas para a Inclusão, realizado com apoio do UNICEF e Fundação FC Barcelona. Durante a oportunidade, falarão também de práticas de inclusão ligadas ao esporte e educação física.
“Iniciativas ou práticas individuais e isoladas têm pouca força para a mudança da escola como um todo.” Luzia Lima-Rodrigues
Para participar!
No dia 02 de agosto, David Rodrigues vai bater um papo com Rodrigo Mendes sobre inclusão, uma excelente oportunidade para interessados enviarem perguntas e fazerem parte de uma conversa aberta. A transmissão será feita via Facebook do Instituto Rodrigo Mendes; acompanhe em breve mais orientações!
+ Para conhecer um pouco mais o prof. David Rodrigues, recomendamos sua palestra no TEDxLisboa 2014: