Notícias

DIVERSA Presencial: discussão de casos reais

Compartilhe nas redes sociais:

Começa a 2a turma do DIVERSA Presencial, formação oferecida para cinco cidades no estado de SP com foco na promoção de diálogos sobre as desafios enfrentados por educadores de escolas públicas

Para suprir uma demanda crescente por formações de educadores com base na concepção de trabalho colaborativo, o IRM dá início à segunda edição do DIVERSA Presencial. São 10 encontros realizados no Instituto Singularidades, que contam com a participação de oito representantes de cada um dos cinco municípios selecionados para participar do projeto: Cruzeiro, Ibiúna, Peruíbe, Poá, Santo André.

O objetivo do trabalho é contribuir para que os educadores envolvidos no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação) em escolas comuns possam construir conhecimento e desenvolver práticas inclusivas no dia a dia. Isso é feito a partir da discussão de casos reais e desafiadores compartilhados pelos participantes. Ao longo dos debates, a mediadora favorece a ampliação de repertório dos educadores a partir da articulação de referências teóricas, diretrizes das atuais políticas públicas e a realidade das escolas.

 

“Mobilizar educadores dentro de uma concepção de escola para todos é promover mudanças pautadas no conhecimento e na colaboração, percebendo a singularidade de cada pessoa e explorando possibilidades de ação e relação em cada contexto. A inclusão é, sem dúvida, um processo contínuo de ampliação das formas de participação e pertencimento.” Liliane Garcez, coordenadora do DIVERSA Presencial.

 

Trabalho em equipe, um diferencial

Desde 2016, o DIVERSA Presencial se mostra eficaz por reunir, no mesmo espaço, representantes das equipes gestoras das secretarias de educação, gestores escolares, professores de sala de aula comum e do atendimento educacional especializado (AEE). Essa pluralidade permite o planejamento de estratégias que consideram as particularidades de cada estudante, escola e rede de ensino.

Os participantes recebem ainda apoio no planejamento e implementação de estratégias pedagógicas e de gestão voltadas ao atendimento do público-alvo da educação especial, ao mesmo tempo que passam a fazer parte da Comunidade DIVERSA, fortalecendo os debates sobre educação inclusiva no portal.

 

“O potencial desse projeto vai além dos números relativos ao público diretamente envolvido. Investimos no trabalho em rede e, durante a formação, percebemos que isso gerou uma maior articulação entre os profissionais que trabalham em cada uma das cidades. A ampliação de repertório gerou mais segurança aos participantes e consolidou a compreensão de que cada estudante é responsabilidade de toda a comunidade escolar.” Aline Santos, coordenadora do DIVERSA.

+ Leia os casos apresentados em 2016, disponíveis no DIVERSA.

Resultados 2016

A edição 2016 do projeto foi desenvolvida em conjunto com as secretarias de educação de Cubatão, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Santos e São Bernardo do Campo, todas localizadas em São Paulo. O município de Peruíbe, no mesmo estado, foi convidado a acompanhar os encontros via transmissão pela internet. Participaram, ao todo, 51 pessoas de 17 unidades escolares, durante sete meses de trabalho.

+ Leia aqui o relatório de impactos do DIVERSA Presencial 2016, em PDF.

Dos cinco municípios que participaram em 2016, três aceitaram o desafio de replicar a formação em suas redes de ensino – Santos, Cubatão e Ferraz de Vasconcelos. Chamado de monitoramento, essa atividade está sendo desenvolvida pela primeira vez em 2017.

O DIVERSA Presencial é realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes em parceria com a Fundação Volkswagen, com apoio da ABADHS e Instituto Península.