Foram envolvidos cerca de 120 professores dos municípios de Santarém (PA), Peruíbe e Itariri (SP)
No segundo semestre de 2019, educadoras e educadores de três municípios brasileiros realizaram a formação EAD Portas abertas para a inclusão, por meio de atividades e encontros presenciais organizados pelas secretarias municipais de educação locais. Em Santarém (PA), Peruíbe e Itariri (SP), cerca de 120 cursistas concluíram o percurso formativo, que é fruto da parceria entre Instituto Rodrigo Mendes (IRM), UNICEF e Fundação FC Barcelona.
A formação, que completou um ano em setembro de 2019, já registrou mais de 50 mil inscritos e mensalmente recebe mais centenas. Desde sua criação o curso está disponível on-line e qualquer pessoa interessada pode realizá-lo. O objetivo da formação é promover a inclusão escolar de meninas e meninos com deficiência, por meio da ressignificação da educação física e de práticas esportivas seguras. O curso é voltado, principalmente, para professoras e professores, gestoras e gestores escolares, e técnicas e técnicos de secretarias municipais de educação.
Em Santarém, 93 professoras e professores de Educação Física e Atendimento Educacional Especializado (AEE) concluíram a formação, e 13 escolas foram envolvidas no processo, que foi fruto do diálogo com o Selo UNICEF. De acordo com Mara Nicolau, coordenadora de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, os educadores que realizaram a formação gostaram muito do conteúdo trabalhado. “O curso ajudou a entender as barreiras [enfrentadas pelos estudantes com deficiência] e ter um olhar diferente diante disso. Ajudou a entender de onde devemos partir para incluir as crianças com deficiência na escola”, ela completa.
Uma das iniciativas tomadas pela Secretaria Municipal de Educação de Santarém foi organizar uma atividade de atletismo para as crianças com e sem deficiência, a partir do conteúdo teórico trabalhado ao longo do curso. Para concluir a formação, uma cerimônia foi realizada, e dois professores contaram suas experiências com os estudantes. De acordo com Mara, o fechamento do curso foi muito positivo, e a ideia é continuar trabalhando o tema, focando em aumentar o número de escolas participantes.
Peruíbe e Itariri se uniram para realizar o curso, organizando oito encontros presenciais que aconteceram de março a dezembro deste ano, reunindo professoras e professores de Educação Física. Ao todo, cerca de 35 cursistas concluíram a formação e desenvolveram projetos que impactaram uma média de 300 estudantes.
Para Ana Paula da Silva Souza, coordenadora pedagógica, a formação presencial foi muito bem recebida, porque aumentou a participação, o esclarecimento de dúvidas e o próprio debate sobre o tema. “O curso traz uma abordagem dos direitos humanos, da igualdade e da equidade, focando no tema da acessibilidade; o que nos faz refletir sobre o que construir e como avançar”, ela completa.