IRM apresentou projetos reconhecidos como práticas exitosas de educação inclusiva, além de destacar pesquisa de protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia
Nos dias 18 e 19 de novembro foi realizada a “Conferência Zero Project Latin America 2020”. Pela primeira vez sediado na região, o evento ocorreu de forma virtual por conta da pandemia da covid-19. Durante os dois dias, especialistas de diferentes países discutiram sobre educação inclusiva, com o objetivo de promover uma educação sem barreiras para todas e todos.
O Instituto Rodrigo Mendes participou dos encontros e falou sobre o portal DIVERSA e o Portas abertas para a inclusão EAD – práticas de educação inclusiva reconhecidas como exitosas na Conferência que ocorreu em fevereiro na Europa. O IRM destacou também a pesquisa sobre protocolos para educação inclusiva durante a pandemia.
DIVERSA
Lailla Micas, coordenadora do DIVERSA, apresentou o portal e suas seções. Explicou sua finalidade e frisou os próximos passos para a plataforma, buscando a continuidade de uma educação inclusiva para todas e todos. Lailla disse que os objetivos para o futuro são: formar uma rede internacional de especialistas, ter um banco de dados global das melhores práticas e expandir o portal para outros idiomas.
Lailla também contou sobre o projeto DIVERSA presencial, cujo objetivo é promover um percurso formativo com profissionais envolvidos no processo de escolarização. Destacou que a formação é feita a partir de discussões colaborativas que possibilitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, baseando-se no desenho universal para aprendizagem, mas também, em recursos criados pela própria comunidade.
Melhores momentos da palestra de Lailla Micas, em espanhol, a partir do minuto 39
Confira a palestra em inglês a partir do minuto 39
Protocolos sobre Educação Inclusiva durante a pandemia da covid-19
Luiza Andrade Corrêa, coordenadora de Advocacy do IRM, abordou a respeito da pesquisa sobre protocolos para Educação Inclusiva durante a pandemia, cujo objetivo principal é orientar os gestores responsáveis pelo planejamento e execução de políticas públicas, visando sempre garantir o direito à educação das pessoas com deficiência.
Luiza falou que a metodologia da pesquisa foi qualitativa, com base em protocolos de 23 países; documentos de organizações internacionais (ONU, UNICEF, OCDE, etc); além de consultas a 43 especialistas no tema, de diferentes regiões do mundo.
Explicou também os apontamentos trazidos pelo estudo que impactam positivamente a todas e todos sob a perspectiva de uma educação inclusiva. Dentre eles estão: boa comunicação com o aluno e sua família; ensino em equipe (reunindo professores, especialistas e famílias); manutenção de vínculos; e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades sociais.
Por fim, abordou sobre os principais fatores com os quais as escolas devem se preocupar na retomada das aulas presenciais após a pandemia da covid-19. São eles: monitoramento do retorno de alunos com deficiência para evitar o abandono escolar; diagnostico do estado de aprendizagem e preparação de estratégias de apoio como: reforço, aulas extras, etc.; transição suave; e observação da saúde mental dos alunos.
Portas abertas para a inclusão
Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM, falou do curso Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva EAD, como forma de promover uma educação inclusiva fora da sala de aula por meio da educação física.
Rodrigo explicou que o curso propõe uma reflexão que busca ressignificar a prática da educação física, à medida que indica adaptações das práticas esportivas e o envolvimento dos estudantes na criação das aulas para a participação de todas e todos de forma colaborativa, deixando de focar na formação de atletas e no alto desempenho.
Rodrigo expôs casos exitosos de práticas inclusivas nas escolas inspirados no curso Portas abertas para a inclusão e disse que é preciso haver um compromisso para que todas e todos participem das atividades escolares, valorizando a diversidade humana.
Nosso superintendente falou também da vontade de possibilitar que essa formação possa ser realizada em outros idiomas. Por fim, manifestou o desejo de que haja somente uma tocha, com uma única chama, representando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Melhores momentos da palestra do Rodrigo, em espanhol, a partir de 44 minutos e 58 segundos
Acompanhe a palestra em inglês a partir de 44 minutos e 52 segundos.
Algumas outras práticas apresentadas na Conferência Zero Project Latin America 2020
– Videolivros produzidos em língua de sinais e em espanhol;
– Programa para alfabetização e aprendizagem em braile;
– Plataforma de comunicação alternativa para pessoas com dificuldade de aprendizagem;
– Desenvolvimento de jogo digital por crianças com e sem deficiência;