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Saiba como foi a participação do Instituto Rodrigo Mendes na “Conferência Zero Project Latin America 2020”

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IRM apresentou projetos reconhecidos como práticas exitosas de educação inclusiva, além de destacar pesquisa de protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia 

Nos dias 18 e 19 de novembro foi realizada a “Conferência Zero Project Latin America 2020”. Pela primeira vez sediado na região, o evento ocorreu de forma virtual por conta da pandemia da covid-19. Durante os dois dias, especialistas de diferentes países discutiram sobre educação inclusiva, com o objetivo de promover uma educação sem barreiras para todas e todos. 

Instituto Rodrigo Mendes participou dos encontros e falou sobre o portal DIVERSA e o Portas abertas para a inclusão EAD – práticas de educação inclusiva reconhecidas como exitosas na Conferência que ocorreu em fevereiro na Europa. O IRM destacou também a pesquisa sobre protocolos para educação inclusiva durante a pandemia.

DIVERSA 

Lailla Micas, coordenadora do DIVERSA, apresentou o portal e suas seções. Explicou sua finalidade e frisou os próximos passos para a plataforma, buscando a continuidade de uma educação inclusiva para todas e todos. Lailla disse que os objetivos para o futuro são: formar uma rede internacional de especialistas, ter um banco de dados global das melhores práticas e expandir o portal para outros idiomas. 

A imagem mostra quatro pessoas em telas separadas. À esquerda, no canto superior, está Lailla Micas. À direita, no canto superior, aparece uma criança sorridente manuseando um material pedagógico acessível. Nas extremidades inferiores estão dois intérpretes de Libras. Entre eles há uma barra preta, na qual é inserida a tradução do que está sendo falado pela Lailla. Fim da descrição.

Lailla também contou sobre o projeto DIVERSA presencial, cujo objetivo é promover um percurso formativo com profissionais envolvidos no processo de escolarização. Destacou que a formação é feita a partir de discussões colaborativas que possibilitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas, baseando-se no desenho universal para aprendizagem, mas também, em recursos criados pela própria comunidade. 

Melhores momentos da palestra de Lailla Micas, em espanhol, a partir do minuto 39

Confira a palestra em inglês a partir do minuto 39

Protocolos sobre Educação Inclusiva durante a pandemia da covid-19 

Luiza Andrade Corrêa, coordenadora de Advocacy do IRM, abordou a respeito da pesquisa sobre protocolos para Educação Inclusiva durante a pandemia, cujo objetivo principal é orientar os gestores responsáveis pelo planejamento e execução de políticas públicas, visando sempre garantir o direito à educação das pessoas com deficiência. 

A imagem mostra três pessoas em telas separadas. No centro aparece Luiza Corrêa. Nas extremidades inferiores estão dois intérpretes de Libras. Entre eles há uma barra preta, na qual é inserida a tradução do que está sendo falado pela Luiza. Texto: Zero Project. Luiza Corrêa, Instituto Rodrigo Mendes, Brasil. Nos demos conta de que, diante da pandemia, é obrigatório entregar a informação em diversas formas para abarcar todas as necessidades das pessoas com deficiência. Sala 1, fórum Desafios para uma Educação Inclusiva: Políticas Públicas em resposta à covid-19. Logotipo do Zero Project. Fim da descrição.
Crédito: Zero Project

Luiza falou que a metodologia da pesquisa foi qualitativa, com base em protocolos de 23 países; documentos de organizações internacionais (ONU, UNICEF, OCDE, etc); além de consultas a 43 especialistas no tema, de diferentes regiões do mundo.  

Explicou também os apontamentos trazidos pelo estudo que impactam positivamente a todas e todos sob a perspectiva de uma educação inclusiva. Dentre eles estão: boa comunicação com o aluno e sua família; ensino em equipe (reunindo professores, especialistas e famílias); manutenção de vínculos; e desenvolvimento de conhecimentos e habilidades sociais.  

Por fim, abordou sobre os principais fatores com os quais as escolas devem se preocupar na retomada das aulas presenciais após a pandemia da covid-19. São eles: monitoramento do retorno de alunos com deficiência para evitar o abandono escolar; diagnostico do estado de aprendizagem e preparação de estratégias de apoio como: reforço, aulas extras, etc.; transição suave; e observação da saúde mental dos alunos. 

Portas abertas para a inclusão 

Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM, falou do curso Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva EAD, como forma de promover uma educação inclusiva fora da sala de aula por meio da educação física. 

A imagem mostra três pessoas em telas separadas. À esquerda, no canto superior, aparece Rodrigo Hübner Mendes. Ao seu lado há uma tela com texto: Portas abertas para a inclusão. Programa de treinamento de professores focado em reduzir a exclusão de crianças e adolescentes com deficiência por meio de atividades de educação física inclusiva nas escolas comuns. Nas extremidades inferiores estão dois intérpretes de Libras. Entre eles há uma barra preta, na qual é inserida a tradução do que está sendo falado pelo Rodrigo. Texto: Rodrigo Mendes, Instituto Rodrigo Mendes, Brasil. Os professores são atores de transformação, incluindo os estudantes na criação das aulas, não sob um ponto de vista competitivo, mas sim, colaborativo. Sala 1, sessão Educação não formal inclusiva. Logo do Zero Project. Fim da descrição.
Crédito Zero Project

Rodrigo explicou que o curso propõe uma reflexão que busca ressignificar a prática da educação física, à medida que indica adaptações das práticas esportivas e o envolvimento dos estudantes na criação das aulas para a participação de todas e todos de forma colaborativa, deixando de focar na formação de atletas e no alto desempenho.     

Rodrigo expôs casos exitosos de práticas inclusivas nas escolas inspirados no curso Portas abertas para a inclusão e disse que é preciso haver um compromisso para que todas e todos participem das atividades escolares, valorizando a diversidade humana.  

Nosso superintendente falou também da vontade de possibilitar que essa formação possa ser realizada em outros idiomas. Por fim, manifestou o desejo de que haja somente uma tocha, com uma única chama, representando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. 

Melhores momentos da palestra do Rodrigo, em espanhol, a partir de 44 minutos e 58 segundos

Acompanhe a palestra em inglês a partir de 44 minutos e 52 segundos.


Algumas outras práticas apresentadas na Conferência Zero Project Latin America 2020

– Videolivros produzidos em língua de sinais e em espanhol

– Programa para alfabetização e aprendizagem em braile

– Plataforma de comunicação alternativa para pessoas com dificuldade de aprendizagem

– Desenvolvimento de jogo digital por crianças com e sem deficiência

– Laboratório oferece a jovens com e sem deficiência oportunidades de desenvolverem projetos usando tecnologia;