Notícias

IRM e Nova Escola lançam “Guias de dicas e inspirações para um planejamento inclusivo”

Compartilhe nas redes sociais:

Um planejamento inclusivo é fundamental para garantir o direito de todas e todos à educação 

Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e a Associação Nova Escola elaboraram três “Guias de dicas e inspirações para um planejamento inclusivo”, com o objetivo de promover reflexões, oferecer inspirações e auxiliar no planejamento das atividades e propostas inclusivas para potencializar a aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. Esses guias fazem parte do “Material Educacional Nova Escola”. 

Os guias estão categorizados em: educação infantil (0 a 5 anos), ensino fundamental 1 – anos iniciais (1º ao 5º) e ensino fundamental 2 – anos finais (6º ao 9º), sendo que para esse último grupo de estudantes as práticas inclusivas foram direcionadas ao ensino de inglês. 

Ainda foram realizados três vídeos – também divididos segundo os níveis de ensino estabelecidos -, que convidam as pessoas a acessarem cada um dos guias e a refletirem sobre a importância e a efetivação de um planejamento inclusivo, com o intuito de garantir o direito à educação de todas e todos, sem exceção.  

Vídeo educação infantil:

Vídeo ensino fundamental 1 – anos iniciais:

Vídeo ensino fundamental 2 – anos finais:

As filmagens foram pensadas para contemplar a acessibilidade desde o início. O roteiro foi elaborado com audiodescrição e previu a participação de duas apresentadoras que interagem entre si, sendo que uma delas, além da função de apresentadora, é também intérprete de Libras. Os vídeos ainda contêm legendas.      

Assista aos vídeos e confira os “Guias de dicas e inspirações para um planejamento inclusivo”. Torne sua aula mais atrativa a todas as alunas e alunos e potencialize as habilidades e aprendizagem de cada um! 


Formação do Instituto Rodrigo Mendes apresenta formato inovador de acessibilidade 

Instituto Rodrigo Mendes lança plataforma EAD com cursos sobre educação inclusiva