Notícias

DIVERSA no RJ: saiba o que rolou nos desafios tecnológicos

Compartilhe nas redes sociais:

Cerca de 200 participantes dos desafios tecnológicos que aconteceram nos eventos  Colaboramérica 2017Amplifica 2017, realizados nos dias 24 e 25/11 na cidade do Rio de Janeiro, conheceram em primeira mão os “Materiais pedagógicos acessíveis” publicados no portal DIVERSA.

Esse novo ambiente virtual e a seção “O que é educação inclusiva” foram oficialmente lançados por Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), e Maria Antônia Goulart, integrante do eLABorando, após uma maratona de tecnologia, também conhecida como hackathon, no festival Colaboramérica.

Na ocasião, Mendes explicou o que é o projeto DIVERSA, abordou o conceito de desenho universal para aprendizagem e convidou os presentes a acessarem as novas seções. “Achei importante destacar que inovação e educação inclusiva têm tudo a ver e mencionar que desenho universal para aprendizagem está relacionado a pensar múltiplas formas de apresentar um tema de estudos aos alunos, que são necessariamente diferentes entre si”, diz o superintendente.

À frente de uma sala onde acontece o lançamento das seções do DIVERSA, está Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM e pessoa com tetraplegia. Ele veste um paletó preto e aparece de perfil no canto esquerdo da imagem. Sentado em sua cadeira de rodas, Rodrigo fala em um microfone sem fio do tipo headset (de cabeça). Ao seu lado, à direita na imagem, está, sentada com as pernas cruzadas, Maria Antônia Goulart, integrante do eLABorando. Ela tem seus cabelos lisos e pretos presos, veste uma blusa branca e uma saia preta; olha para o rosto de Rodrigo com um sorriso e segura um microfone na mão direita que segue sobre as pernas cruzadas. Ao lado dela, mais à direita da imagem, está sentado Vandré Brilhante, diretor-presidente CIEDS. Ele veste uma camiseta de manga cumprida de cor clara, uma calça jeans e também olha para Rodrigo.
Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM, Maria Antônia Goulart, do eLABorando, e Vandré Brilhante, diretor-presidente do CIEDS, durante mesa de laçamento das novas seções do DIVERSA.

Já Maria Antônia ressaltou o processo colaborativo de construção dos materiais e a versatilidade de seus usos. “Os materiais são um instrumento importante, mas o interessante também é entender como os professores conseguem usá-los para que os estudantes interajam de formas diferentes e para promover o engajamento e a inclusão”, afirma.

O lançamento também contou com a fala de Vandré Brilhante, fundador e diretor-presidente do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), sobre formas de aprendizagem para todos.

Hackaday com DIVERSA

Durante o hackathon, apelidado pelos organizadores do Colaboramérica de Hackaday, especialistas em tecnologia e inovação, designers e pessoas com deficiência atuantes em diferentes setores puderam conferir os 10 materiais pedagógicos acessíveis. Os mesmos materiais estarão disponíveis no portal DIVERSA.

Além disso, os participantes construíram mais duas ferramentas, o Jogo da empatia e o Labirinto dos sentidos. “A proposta deste jogo era que o jogador pudesse ir sentindo os caminhos do labirinto ou então orientasse outro jogador para isso”, conta Etienne Feijó, educadora e designer participante da maratona.

Thailany de Souza, massoterapeuta e pessoa com deficiência, também esteve na atividade e se mostrou entusiasmada com as novidades do DIVERSA. “Espero que o projeto [sobre materiais acessíveis pedagógicos] sirva para ajudar os professores a lidar mais com a gente e ter uma estrutura melhor para isso”, afirmou.

Colaboramérica amplia debate de inclusão

O Colaboramérica é um festival que propõe relacionar debates sociais e ambientais a discussões sobre inovação tecnológica e sustentabilidade. “Neste ano, a equipe inteira se mobilizou e se engajou muito com a causa da acessibilidade do evento e conseguimos recursos para implantar a ideia”, conta Raíssa Couto, responsável pelas áreas de acessibilidade e voluntariado da ação e coordenadora de equipes formadas por pessoas com e sem deficiência para a sua realização.

Segundo Aline Santos, coordenadora do projeto DIVERSA, apresentar as novas seções no festival possibilitou ampliar o debate sobre a inclusão. “O evento traz uma série de discussões e inovações dos movimentos sociais com diferentes temáticas e estar em um espaço efervescente desses nos ajuda a transversalizar as questões das pessoas com deficiência, ou seja, ir além dos desafios da educação”, diz.

Tecnologias Google para agregar

As novas seções também foram apresentadas por Mendes e Maria Antônia aos participantes do desafio tecnológico realizado durante o Amplifica Rio 2017. Na atividade, educadores das redes públicas do Rio de Janeiro foram instigados a propor aprimoramentos de uso e construção dos materiais pedagógicos tecnologias a partir dos recursos oferecidos pela Google.

Cédula falsa de 2 reais sendo posicionada em tabuleiro de papel kraft e duas luzes vermelhas acesas indicando valor.
Jogo das cédulas, um dos apresentados na seção “Materiais pedagógicos acessíveis”, é testado para uso em sala de aula.

Dentre as hipóteses levantadas, esteve a possibilidade de acoplar ao Jogo das cédulas um dispositivo que falasse os números das notas de real e, assim, ampliar a acessibilidade dos estudantes cegos ou com baixa visão para além do braille.

“A ideia foi perceber como os materiais pedagógicos acessíveis mostrados no site podem ser aprimorados com o uso de tecnologias mobile ”, diz Aline, que instruiu participantes e acompanhou o desafio.

Participe ativamente das seções 

A seção “Materiais pedagógicos acessíveis” será alimentada com tutoriais em texto e vídeo para a construção ferramentas e jogos até o primeiro semestre de 2018.

Os interessados em realizar oficinas, desafios e maratonas tecnológicas e fazer sugestões sobre esses e outros materiais podem entrar em contato com a equipe do portal DIVERSA por meio do endereço eletrônico comunicacao@diversa.org.br.

+ Fique atento às novidades dos ambientes “O que é educação inclusiva” e “Materiais pedagógicos acessíveis” e aproveite seus conteúdos.