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IRM leva debate sobre educação inclusiva à Bett Brasil 2024

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Instituto Rodrigo Mendes participa de duas mesas sobre o tema no maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina. 

Na semana de 23 a 26 de abril o Instituto Rodrigo Mendes esteve presente em duas palestras sobre educação inclusiva dentro da programação da Bett Brasil 2024, o maior evento sobre inovação e tecnologia para educação da América Latina, que foi realizado na cidade de São Paulo.

A mesa “Educação Inclusiva: desafios, direitos e deveres”, realizada dentro do Fórum de Gestores do evento, teve como mediadora Deigles Amaro, especialista em gestão educacional do IRM, e contou com a participação de José Antonio Figueiredo Antiório, presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (FEEESP) e presidente do Sindicato dos Estabelecimentos no Estado de São Paulo (SIEEESP); Liliane Garcez, Coordenadora-Geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusivo da Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; e de Luciana Winck Correa, Vice-Diretora Educacional do Colégio Marista João Paulo II – Marista Brasil (Brasilia/DF).

Katia Cibas e Deigles Amaro durante palestra na Bett Brasil 2024

Durante o debate, foi discutida a importância da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) como marco definidor para a discussão e a prática da educação inclusiva no Brasil, tanto no âmbito da rede pública quanto na privada.

Deigles pontuou a importância do diálogo contínuo sobre como promover avanços a partir dos aprendizados acumulados até hoje e a responsabilidade dos gestores identificarem, junto com sua equipe, os desafios para agirem de acordo com seus deveres e possibilidades. “A garantia de acesso à educação para todas as pessoas é um direito humano inegociável e que traz benefícios para a ampliação da qualidade na educação. Assim, os desafios não podem paralisar, mas sim serem motes para o desenvolvimento de ações com o envolvimento de toda comunidade escolar, em relações colaborativas e não fragmentadas. Para isso, é necessário ter tempo, espaço, agenda para o diálogo entre todos os profissionais da escola, estudantes e famílias”, afirma a especialista.

Katia Cibas, coordenadora de formação do IRM, participou da mesa “A formação de professores como pilar para a transformação educacional”, realizada no estande do SESI SP, acompanhada por Ivy Daniele Gavazzi Sandim, gerente de Educação Infantil, Fundamental e Média do SESI SP e por Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da UNDIME São Paulo e dirigente municipal de Sud Mennucci, munícipio localizado no estado de São Paulo.

A proposta da mesa foi debater a formação continuada de professores como pilar para a busca por uma educação de excelência, compreendendo que a profissão do docente é essencial para a construção de uma sociedade mais justa. Foi exatamente nesse ponto que Katia falou sobre a importância da formação em educação inclusiva.

“Precisamos potencializar a ação dos professores na construção de uma escola verdadeiramente inclusiva oferecendo formação contínua em educação inclusiva e nos princípios que norteiam essa realidade, sempre pautados pela certeza de que a escola é para todas e todos os estudantes”, afirma. 

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