Formação abordou temas essenciais sobre direitos das pessoas com deficiência e práticas pedagógicas inclusivas
Em dezembro, os Institutos Rodrigo Mendes (IRM) e Chamex concluíram o projeto “Conhecimento sem Barreiras: Educação Inclusiva”, que ofereceu uma formação digital mediada para 350 cursistas entre professores e gestores escolares de 11 municípios: Atibaia (SP), Cotia (SP), Ibirapuã (BA), Luiz Antônio (SP), Nova Odessa (SP), Santo Amaro (BA), Sorocaba (SP), Sumaré (PB), Sumé (PB), Valinhos (SP) e Votorantim (SP). O objetivo da iniciativa foi proporcionar uma reflexão sobre educação a partir da perspectiva inclusiva, que ressignifique as práticas no contexto escolar.
A formação, totalmente online, foi disponibilizada na Plataforma do IRM, com conteúdo autoinstrucional e com recursos de acessibilidade. Além disso, as duas instituições realizaram quatro aulas síncronas, para proporcionar a integração e interação entre os participantes.
O curso abordou temas como histórico da legislação da educação inclusiva, acessibilidade, práticas pedagógicas inclusivas, conceito de pessoa com deficiência, princípios e dimensões da educação inclusiva, atendimento educacional especializado (AEE), relação com a família, intersetorialidade, Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), entre outros.
“O objetivo da formação é provocar educadores, coordenadores e gestores escolares a refletirem sobre as atividades propostas no ambiente escolar, priorizando a inclusão o tempo”, comenta Katia Cibas, coordenadora de Formação do IRM.
Estima-se que essa formação vai impactar, indiretamente, cerca de 480 escolas e mais de 26,3 mil estudantes.
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