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Conheça a pesquisa: “Sala de recursos: um estudo sobre o município de Campinas”

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Pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do Instituto Rodrigo Mendes foi encomendada pela Fundação Feac e aborda salas de recursos em escolas estaduais na cidade 

O Instituto Rodrigo Mendes acaba de disponibilizar a pesquisa intitulada “Sala de recursos: um estudo do município de Campinas”. O estudo, encomendado pela Fundação FEAC, é a segunda iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do IRM, criado em 2021.  

O material tem como objetivo proporcionar uma reflexão acerca da educação na perspectiva inclusiva, apresentando a função e a importância das salas de recursos multifuncionais para esse propósito. A cidade de Campinas foi escolhida como local para aplicabilidade da pesquisa de campo, realizada com 175 escolas públicas da rede estadual de São Paulo no município de Campinas (SP). 

A publicação é dividida em três capítulos: a educação especial no Brasil e a perspectiva inclusiva; a educação especial em escolas da rede estadual de Campinas; e recomendações. Para isso, foi realizada em sete etapas, que apresentam: (I) panorama da produção acadêmica sobre salas de recursos; (II) marcos regulatórios; (III) caracterização do município de Campinas, segundo dados do Censo Escolar; (IV) aplicação de questionário para docentes e estudantes com perguntas sobre a avaliação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e das salas de recursos; (V) entrevistas com educadoras e educadores; (VI) visitas presenciais a escolas; e (VII) recomendações sobre a perspectiva inclusiva. 

Fotografia de três estudantes, uma menina e dois meninos, em laboratório escolar, que manuseiam equipamentos de robótica e protótipos eletrônicos compostos por fios, ferragens e rodas; estes objetos estão apoiados sobre uma mesa. Fim da descrição.

Com base nos resultados apresentados, as principais recomendações do estudo considerando uma perspectiva inclusiva são: 

• Investimento na formação de docentes na perspectiva inclusiva (mudança de mentalidade);  

• Diversificação das estratégias pedagógicas; 

• Salas de recursos e contratação de docentes de AEE multifuncionais; 

• Distinção de recursos para acessibilidade física e comunicacional; 

• Empenho pela gestão escolar na construção de ações intersetoriais (saúde, transporte, assistência social) e no envolvimento com a comunidade escolar; 

• Reserva de tempo exclusiva para o trabalho colaborativo; 

• Aulas de Trabalhos Pedagógicos Coletivos (ATPC) dedicada à educação inclusiva com todas e todos os professores; 

• Foco no estudante, e não na limitação; e 

• Apoio de organizações da sociedade civil e de outros atores externos para consolidação de redes que contribuam para a educação inclusiva. 

A pesquisa “Sala de recursos: um estudo sobre o município de Campinas” está disponível em duas versões, chamadas de relatório final e de relatório completo

Núcleo de pesquisa e Tecnologias 

Em 2021, o Instituto Rodrigo Mendes criou o Núcleo de Pesquisa e Tecnologias. Sua primeira ação, lançada em novembro do mesmo ano, foi a pesquisa: “Tecnologias digitais aplicadas à educação inclusiva: fortalecendo o Desenho Universal para a Aprendizagem”, desenvolvida pelo IRM em parceria com o Instituto Unibanco. Esse estudo tem como objetivo apresentar um retrato global sobre o panorama atual das tecnologias educacionais digitais com potencial para favorecer a inclusão escolar de todas e todos. A publicação está disponível em duas versões: “relatório final” e “relatório completo”. 


IRM e Instituto Unibanco lançam pesquisa “Tecnologias digitais aplicadas à educação inclusiva: fortalecendo o Desenho Universal para a Aprendizagem” 

Instituto Rodrigo Mendes lança Núcleo de Pesquisa e Tecnologias