Em evento realizado em São Paulo, artistas, celebridades e empresários arremataram releituras do coelho Sansão para apoiar iniciativa voltada à educação de mais de 2.500 estudantes com deficiência
No dia 12 de agosto, a Mauricio de Sousa Produções e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promoveram, em parceria com ColorPlus e Shopping SP Market, um leilão beneficente que arrecadou R$ 350 mil em prol dos direitos de estudantes com deficiência no Brasil. No evento, que reuniu cerca de 100 pessoas, 26 versões estilizadas do Sansão, o fiel escudeiro da personagem Mônica, foram arrematadas. Toda a renda proveniente do leilão será destinada a iniciativas do UNICEF voltadas à garantia de uma educação inclusiva de qualidade nas escolas públicas, em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes (IRM).
O evento foi realizado com o objetivo de garantir que, independentemente de suas necessidades, crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor e inclusivo. Com o recurso arrecadado, será possível formar cerca de 675 professores, beneficiando direta e indiretamente 2.500 estudantes.
No Brasil, ainda há muitas crianças, adolescentes e jovens com deficiência fora da escola, e muitos desafios para a permanência delas na escola, aprendendo. Estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação representam apenas 3,3% das matrículas no ensino fundamental, 1,7% no ensino médio e 0,5% no ensino superior, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP, 2019).
“Acreditamos que é direito de toda criança – e adolescente – estar na escola aprendendo. Vamos investir toda a quantia arrecadada em uma iniciativa com o Instituto Rodrigo Mendes para o fortalecimento de uma educação inclusiva, por meio da formação de gestores e professores. Assim, esperamos contribuir para aprimorar o atendimento em todas as dimensões da vida escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Queremos que mais e mais atividades pedagógicas inclusivas sejam ofertadas nos distintos espaços da escola: salas de aula, bibliotecas, laboratórios e quadras poliesportivas”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
“Ver o Sansão, companheiro de tantas histórias virar símbolo de solidariedade e se tornar capaz de ajudar tantas crianças pelo Brasil, enche meu coração de alegria. É muito gratificante saber que, por meio dessa iniciativa, poderemos levar mais inclusão e oportunidades para crianças e adolescentes com deficiência. A educação é a base para um futuro mais justo e igualitário para todos e nós, da Mauricio de Sousa Produções, temos muito orgulho em fazer parte dessa história”, contou Mônica Sousa, Diretora Executiva do Departamento Comercial da MSP.
“Temos muito orgulho da nossa relação com o UNICEF, que se tornou um parceiro estratégico há 12 anos. Vamos inaugurar um amplo programa de formação voltado a gestores de vários territórios. É uma iniciativa que visa melhorar o atendimento dessas crianças e, consequentemente, proporcionar uma educação de mais qualidade para todos os estudantes, que é o que ocorre quando a escola se transforma, mudando a sua didática, tentando ser mais inovadora”, declarou Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM.
A Coleção do Sansão – Estilistas Brasileiros
O leilão beneficente fez parte do último ano de comemorações do aniversário de 60 anos da personagem Mônica que, desde 2007, é embaixadora do UNICEF Brasil. Entre os artistas, celebridades e empresários que participaram da noite fazendo lances para garantir uma versão estilizada e assinada por estilistas brasileiros do inseparável companheiro da Mônica, estão os embaixadores do UNICEF Brasil Renato Aragão e Lázaro Ramos.
Entre os estilistas selecionados para criarem versões exclusivas do coelho Sansão, também estiveram Priscilla, Camilla Macedo, Carol Barreto, Dani, Gabriel, Isa – Isaac Silva Brands, Luiza Mallmann, Meninos Reis, Olé Rendeiras, Ronaldo Fraga e Walério Araújo. As peças customizadas puderam ser conferidas pelo público em geral durante uma exposição itinerante que percorreu algumas cidades do País. A ação contou com o apoio da Panini e GOL.