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Rodrigo Hübner Mendes é autor de um dos capítulos do livro sobre a relação da BNCC e educação inclusiva

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O CEO e fundador do IRM aborda os impactos da BNCC sob a perspectiva inclusiva na publicação “Educação em Movimento: o percurso histórico da BNCC até os novos currículos” 

Rodrigo Hübner Mendes foi convidado para escrever um dos artigos da segunda edição do livro “Educação em Movimento: o percurso histórico da BNCC até os novos currículos”. O CEO e fundador do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) comenta os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação inclusiva e demonstra como o incentivo à criatividade das equipes pedagógicas pode canalizar práticas inclusivas. 

Rodrigo apresenta três experiências que explicitam como trabalhar os conteúdos da BNCC a partir de estratégias pedagógicas criativas que beneficiam todas e todos os estudantes. 

Card laranja com texto em letras brancas: "Rodrigo Hübner Mendes é autor de um dos capítulos do livro sobre a relação da BNCC e educação inclusiva". Logotipo: Instituto Rodrigo Mendes. Fim da descrição.

A obra, uma realização da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), editada e publicada pela Fundação Santillana, conta o percurso histórico da BNCC até os novos currículos. A publicação, lançada em janeiro, está dividida em quatro partes, reúne 18 artigos e foi construída com a colaboração de 37 especialistas da área da educação, entre gestores e educadores. 

O livro começa tratando das discussões curriculares e dos caminhos percorridos na construção da Base Nacional Comum Curricular e seus avanços e desafios. Aborda, também, a implementação dos novos currículos na rede municipal de educação, destacando as cinco regiões do país separadamente. As modalidades da educação básica na BNCC, como os impactos na educação inclusiva, indígena, quilombola, a distância e para jovens e adultos, ganharam uma seção à parte. O último capítulo traz uma análise do impacto das novas tecnologias sobre a BNCC a partir da perspectiva da educação híbrida e inteligência artificial. Os subtemas de cada uma das partes em que a obra está dividida foram escritos por diferentes autores. 

A primeira edição do livro “Educação em Movimento: o direito universal, as transformações e possibilidades durante e após a pandemia” foi lançada em 2021.


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