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Confira os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2021 por educadoras e estudantes

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Utilizando tecnologia maker, os materiais pedagógicos acessíveis foram criados a partir dos conceitos do DUA como resultado da formação desenvolvida pelo IRM em parceria com o MudaLab e Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo 

No início de janeiro de 2022, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) começou a divulgação de três materiais pedagógicos acessíveis criados no último ano. Os conteúdos foram publicados no portal DIVERSA, acompanhados de relatos de experiência, tutoriais e vídeos da implementação dos materiais, a partir da formação “Materiais pedagógicos acessíveis, realizada pelo IRM, em parceria com o MudaLab, patrocínio do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e apoio dos parceiros institucionais AT&T, Abadhs, Fundação Grupo Volkswagen e Itaú Social. Todos os vídeos também foram disponibilizados em nossas redes sociais: Youtube, Facebook e Instagram (pelo IGTV). 
 

Em uma mesa está construído um caminho, formado por cartas de papel brancas e cinzas. As cinzas representam pegadas. Em cima da mesa há também representação de animais, árvores e frutas, além de um pedaço de EVA nas cores roxa e laranja e outros materiais para a construção do jogo. Em frente à mesa tem uma cadeira. Fim da descrição.
Foto de arquivo da formação Materiais pedagógicos acessíveis de 2021 | Cabrobó (PE)

Em virtude da pandemia da covid-19, as formações para a confecção dos materiais foram realizadas de forma virtual, por meio de reuniões síncronas entre as equipes das escolas, do MudaLab e do IRM. Isso possibilitou que, pela primeira vez, a formação Materiais pedagógicos acessíveis contasse com a participação de escolas das cinco regiões do Brasil.    

Desde sua concepção, todos os materiais pedagógicos  contém recursos de acessibilidade e tecnologia implementados para possibilitar a aprendizagem de  estudantes com e sem deficiência, buscando a aplicação da educação inclusiva na prática. Eles são baseados nos conceitos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e estão em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Conheça um pouco sobre os três materiais pedagógicos acessíveis publicados no DIVERSA   

Librando | Caçador (SC)

Esse material pedagógico acessível tem como objetivo propiciar a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma lúdica e estimular a comunicação de todos os estudantes, com e sem deficiência, cooperando também para o ensino da Língua portuguesa por meio de uma tecnologia de ensino inclusiva. O material foi idealizado por educadores e estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Hilda Granemann de Souza, localizada na cidade de Caçador, Santa Catarina. 

Muiraquitã | Santarém (PA)

A lenda dos amuletos indígenas trabalhados em forma de animais, geralmente de sapos, é a inspiração do material pedagógico acessível Muiraquitã. Ele foi desenvolvido para exercitar formas colaborativas de aprendizagem nas disciplinas de matemática e de geografia, com foco em singularidades regionais do Pará e da cidade de Santarém, estado onde está localizada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Everaldo de Sousa Martins.  

Trilhando os campos de experiências | Cabrobó (PE) 

Ter o brincar como método de aprendizagem é o objetivo de Trilhando os campos de experiências, material pedagógico acessível desenvolvido para aguçar a empatia, a solidariedade e a cooperação entre estudantes da educação infantil por meio de um percurso em formato de trilha e inspirado em jogos de tabuleiro. O material foi produzido em tamanho real pela Escola Municipal Antônia Caldas Brandão, situada em Cabrobó, Pernambuco, propiciando a imersão de todos os estudantes em uma experiência escolar inclusiva. 

Conheça mais de 50 materiais pedagógicos acessíveis compartilhados pelo IRM na seção específica sobre estes conteúdo no portal DIVERSA.  


Formação Materiais pedagógicos acessíveis abre inscrições para 2022 

Cursistas apresentam seus projetos no encerramento da formação Materiais pedagógicos acessíveis 2021