Notícias

Portal DIVERSA: espaço colaborativo sobre educação inclusiva completa 8 anos

Compartilhe nas redes sociais:

A proposta do projeto, que foi desenvolvido em 2011, é ser uma rede de troca de conhecimento feita por educadores e para educadores

Hoje o clima é de festa, porque o DIVERSA completa oito anos! Desde 2011, o portal criado pelo Instituto Rodrigo Mendes produz e divulga conhecimento sobre educação inclusiva, para apoiar educadoras e educadores na inclusão de crianças, adolescentes e jovens com deficiência na escola comum. Esse é um princípio da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), que faz parte da nossa Constituição Federal desde 2008: estudantes com deficiência devem ter acesso a uma educação de qualidade e em igualdade de condições com os demais estudantes dentro do sistema escolar.

De acordo com Lailla Micas, coordenadora do portal: “A inclusão de estudantes com deficiência não é utopia… Ela já está acontecendo na prática em diversas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. E o DIVERSA se tornou este lugar que dá visibilidade a práticas pedagógicas inclusivas para que educadores possam se inspirar”.

O portal possui 15 estudos de caso, mais de 30 materiais pedagógicos acessíveis, mais de 170 artigos, quase 200 discussões no fórum e quase 300 relatos de experiências pedagógicas inclusivas. Nesses oito anos, o portal já recebeu visitas de mais de 2.6 milhões de pessoas de mais de 110 países. Existem estudos de caso de todas as regiões do Brasil e também dos Estados Unidos, Dinamarca, Portugal, Argentina e França. 

Com um espaço dedicado para os materiais pedagógicos acessíveis, que são recursos desenvolvidos por educadores para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes com e sem deficiência, o DIVERSA apresenta, juntamente com os materiais, textos de apresentação com interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenho universal para aprendizagem; tutoriais em vídeo e texto; relatos de experiência; e vídeos de aplicação nas escolas. Assim, as educadoras e os educadores podem aprender a confeccionar os materiais com autonomia, de acordo com as particularidades de cada turma.

O mais importante é que o DIVERSA é um espaço colaborativo, de troca de conhecimento sobre educação inclusiva na prática. A proposta do portal é ser feito por educadores e para educadores. Dessa forma, é essencial que esses agentes da educação enviem seus relatos de práticas pedagógicas inclusivas para criar um banco de conteúdo que auxilie outros educadores, para que essas trocas se tornem uma extensa rede de apoio e colaboração.

“O DIVERSA é uma comunidade de educadoras e educadores que estão realmente preocupados em fazer a diferença em suas escolas. E, ao compartilhar seus projetos, suas estratégias pedagógicas, estão possibilitando a troca de experiências e de conhecimento e ajudando outros educadores a oferecerem uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade em outras redes de ensino”, completa Lailla.

Para saber mais sobre educação inclusiva e contribuir para a construção de uma educação de qualidade para todas e todos e, assim, uma sociedade cada vez mais justa, cadastre-se em diversa.org.br e participe dessa rede!