Notícias

Portal DIVERSA lança conteúdos inéditos sobre os materiais pedagógicos acessíveis, desenvolvidos na formação de 2018

Compartilhe nas redes sociais:

Já foram divulgados quatro materiais: jogo da trilha interativo, trilha dos seres vivos, roleta silábica e teatro de fantoches com painel sonoro. Fique atento às novidades!

Desde o dia 19 de agosto, o portal DIVERSA publica semanalmente um novo material pedagógico acessível – ao todo são dez –, resultante da formação Materiais pedagógicos acessíveis (MPA) 2018, oferecida para a DRE Capela do Socorro pelo Instituto Rodrigo Mendes e o Mudalab. Os materiais são compostos por textos de apresentação com interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenho universal; tutoriais em vídeo e texto; relatos de experiência; e vídeos de aplicação nas escolas. Não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar os conteúdos semanais inéditos! Os vídeos são lançados no canal do Youtube do IRM, e os textos estão no portal DIVERSA.

O primeiro material divulgado foi o jogo da trilha interativo, composto por um tabuleiro com recursos sonoros e luminosos, e informações em braile. Outros exemplos de materiais são: painel de votação, que tem envelopes de acrílico e display de LED com som para contagem de votos; mapa mundi interativo, placa de madeira e botões com recursos de áudio espalhados pelos continentes; e trilha dos seres vivos, composta por um tabuleiro, um dado eletrônico com LED, alguns pinos e miniaturas de animais.

Os materiais pedagógicos acessíveis são desenvolvidos por educadores, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em turmas compostas por estudantes com e sem deficiência. Em 2018, o projeto envolveu diretamente 40 educadores de 14 escolas e aproximadamente 400 estudantes da rede pública de São Paulo. Os educadores envolvidos na formação partem da identificação de uma situação desafiadora de aprendizagem na sala comum, levando em conta os estudantes com e sem deficiência daquela turma. Identificado o desafio pedagógico, a proposta é pensar no desenvolvimento de um material acessível que apoie o processo de ensino-aprendizagem, garantindo o acesso de todos ao currículo.

“Desenvolver materiais pedagógicos acessíveis instiga os educadores a pensarem em meios e modos diferenciados de acesso ao currículo. Ao acionarem diferentes vias de aprendizagem, enriquecem as estratégias pedagógicas para atingir a todos e cada um dos estudantes, ressignificando as relações em sala de aula. A diversidade alimenta e realimenta esse sistema, agindo como princípio fundamental na compreensão da educação inclusiva cujo objetivo é não deixar ninguém para trás”, de acordo com a equipe IRM. 

Para conhecer mais sobre o MPA é só visitar a página do DIVERSA.


Confira alguns conteúdos sobre os materiais pedagógicos acessíveis que já foram publicados no DIVERSA:

Painel interativo
Caixa sensorial
Sistema Terra e lua