Notícias

Portal DIVERSA lança conteúdos inéditos sobre os materiais pedagógicos acessíveis, desenvolvidos por educadores da DRE Itaquera

Compartilhe nas redes sociais:

Os materiais são fruto da formação realizada em 2019, que certificou 30 cursistas e impactou mais de 600 pessoas

A partir do dia 17 de fevereiro, o Portal DIVERSA lançará semanalmente conteúdos sobre os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadores da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Itaquera, São Paulo, em 2019. Durante a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), projeto do Instituto Rodrigo Mendes e do MudaLab, com patrocínio da Fundação Lemann, Abadhs e Instituto Península, foram confeccionados doze materiais. O MPA envolveu diretamente 30 educadores de 12 escolas e mais de 400 estudantes da região. 

Os materiais são compostos por textos de apresentação com interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenho universal para a aprendizagem; tutoriais em vídeo e texto; relatos de experiência e vídeos de aplicação nas escolas.  

DRE Itaquera
Créditos: Paulo Fehlauer

Serão dez materiais divulgados nessa ordem: Célula Tátil, Pirâmide Alimentar, Mancala Acessível, Sistema Solar Interativo, Jogo do Território, Mapa Tátil, Tabuleiro de RPG, Caixa de Instrumentos Musicais, Lousa Interativa e Painel de Adivinhação.  

Materiais pedagógicos acessíveis são recursos desenvolvidos por educadores, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em turmas compostas por estudantes com e sem deficiência. Os educadores envolvidos na formação partem da identificação de uma situação desafiadora de aprendizagem na sala comum, levando em conta os estudantes com e sem deficiência daquela turma. Identificado o desafio pedagógico, a proposta é pensar no desenvolvimento de um material acessível que apoie o processo de ensino-aprendizagem, garantindo o acesso de todos ao currículo. 

Não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar os conteúdos semanais inéditos! Os vídeos serão lançados no canal do Youtube do IRM, e os textos estarão no DIVERSA.


Confira alguns conteúdos sobre os materiais pedagógicos acessíveis que já foram publicados no DIVERSA: 
Caixa Silábica 
Placas Tectônicas 
Jogo de Trilha Interativo