O NÚCLEO DE PESQUISAS tem como objetivo desenvolver estudos que colaborem para a construção de conhecimento no campo da educação inclusiva.
Os conteúdos produzidos por sua equipe subsidiam as demais iniciativas educacionais do Instituto Rodrigo Mendes, especialmente o projeto DIVERSA e a FORMAÇÃO.
Nos últimos anos, merecem destaque:
- Publicação do livro “Artes Visuais na Educação Inclusiva”
- Realização do seminário internacional “Artes visuais na educação contemporânea: experiências que contribuem para a inclusão” (SESC-SP)
- Realização de palestras no Museu Metropolitan (Nova Iorque) e na Universidade de Harvard (Cambridge)
- Criação da plataforma DIVERSA
- Produção de 14 estudos de caso sobre experiências exitosas de educação inclusiva existentes em 5 países (Argentina, Brasil, Dinamarca, Estados Unidos e França)
- Participação no congresso “Raising Achievements for All Learners”(Agência Europeia para Necessidades Especiais e Educação Inclusiva; Dinamarca)
- Corresponsabilidade na realização do seminário “The Quest for Global Inclusion: How People with Disability Impact Social Change and Educational Reform” (Faculdade de Educação de Harvard; Cambridge)
- Elaboração do “Guia para produção de material didático inclusivo” (Fundação Roberto Marinho)
- Realização de consultoria para o projeto “Escola Digital” sobre questões de acessibilidade e educação especial
- Realização de consultoria para o Ministério da Educação de Angola na criação de uma política nacional de educação inclusiva
- Lançamento do Painel de Indicadores da Educação Especial