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Retrospectiva Instituto Rodrigo Mendes 2025

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Formação de profissionais, políticas públicas e produção de conhecimento continuam no centro das nossas ações para garantir o direito à educação inclusiva

Em 2025, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) reforçou sua atuação nacional na promoção do direito à educação inclusiva, fortalecendo políticas públicas, ampliando o acesso à formação de qualidade e qualificando o debate público por meio da produção de conhecimento baseado em evidências. Ao longo do ano, o Instituto atuou de forma integrada para apoiar redes de ensino, gestores públicos e educadores na garantia do acesso, da permanência, da participação e da aprendizagem de estudantes com deficiência na escola comum.

O que o Instituto Rodrigo Mendes fez em 2025?

Em 2025, o IRM concentrou seus esforços em quatro frentes estratégicas: formação de profissionais da Educação, incidência em políticas públicas, produção de conhecimento e fortalecimento institucional, reafirmando seu papel como organização de referência na educação inclusiva no Brasil.

Formação de professores e fortalecimento das redes de ensino

Projeto Alavancas: no campo da formação, 2025 marcou a conclusão da fase piloto do projeto Alavancas para a Educação Inclusiva de Qualidade, iniciativa iniciada em 2023 e desenvolvida ao longo de três anos em dez municípios de diferentes regiões do país.

O projeto apoiou redes municipais na implementação e no aprimoramento de políticas de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, incluindo a criação de comissões intersetoriais responsáveis pelo planejamento e monitoramento das ações.

Em números: O projeto impactou diretamente cerca de 173 mil estudantes e 9 mil educadores, contribuindo para o fortalecimento das capacidades institucionais das redes de ensino participantes e para a consolidação de políticas públicas mais equitativas.

Fundamentos da Educação Inclusiva: o lançamento do ano

A contribuição para a formação de qualidade foi ampliada em 2025 com o lançamento do curso Fundamentos da Educação Inclusiva , uma formação gratuita e a distância, com carga horária de 20 horas, organizada em 12 módulos. O curso é voltado a professores, gestores escolares, equipes técnicas das secretarias de educação, familiares de estudantes e demais interessados, ampliando o acesso a conteúdos formativos qualificados sobre educação inclusiva em escala nacional.

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Incidência em políticas públicas e advocacy

Em 2025, o Instituto Rodrigo Mendes também fortaleceu sua atuação em advocacy e incidência em políticas públicas. O IRM exerceu a Secretaria Executiva da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva, rede composta por mais de 30 organizações da sociedade civil comprometidas com a defesa do direito à educação inclusiva.

Entre os principais destaques do ano estão a entrega da Carta de Princípios da Coalizão ao Ministro da Educação e a participação ativa no debate do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024–2034, com presença em audiências públicas no Congresso Nacional e em espaços do Conselho Nacional de Educação.

Neste ano, o IRM também passou ainda a integrar a Coalizão Educação Já Nacional, ampliando a incidência da pauta da educação inclusiva em articulações voltadas à melhoria sistêmica da educação brasileira. Nesse contexto, o Instituto participou da Imersão Oxford, organizada pelo Todos Pela Educação, na Universidade de Oxford, fortalecendo o diálogo com especialistas e lideranças do campo educacional.

Produção de conhecimento e pesquisa

No campo da pesquisa e da produção de conhecimento, 2025 foi um ano de avanços significativos do o Panorama da Educação Especial, nossa iniciativa voltada à organização e análise de dados educacionais. Ao longo do ano, o projeto ampliou seus recortes analíticos e indicadores, incorporando informações sobre tipos de deficiência, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e formação continuada de professores, considerando as diferentes etapas da educação básica.

Ao sistematizar dados de bases oficiais e produzir análises acessíveis, o Panorama da Educação Especial contribuiu, em 2025, para qualificar o debate público, apoiar a tomada de decisão de gestores e fortalecer o monitoramento das políticas educacionais inclusivas no Brasil.

Atuação institucional e reconhecimentos

Ao longo de 2025, o Instituto Rodrigo Mendes ampliou sua presença institucional e obteve reconhecimentos relevantes, que reforçam a legitimidade de sua atuação e a visibilidade da agenda da educação inclusiva no debate público.

Entre os destaques do ano estão a inclusão do IRM Accessibility 100 List, da revista Forbes, e a concessão da Ordem do Mérito Educativo a Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do Instituto.
 
 Os reconhecimentos reafirmam o compromisso do IRM com a promoção do direito à educação inclusiva e com a construção de sistemas educacionais mais justos e equitativos.

Encerramento do ano e fortalecimento de redes

No final de 2025, o Instituto Rodrigo Mendes realizou seu evento anual institucional, reunindo parceiros, especialistas, representantes do poder público e organizações da sociedade civil para refletir sobre os avanços, desafios e perspectivas da educação inclusiva no Brasil.

O encontro marcou o encerramento do ano, promovendo um espaço qualificado de diálogo, troca de experiências e fortalecimento de redes, e reafirmou o papel do Instituto Rodrigo Mendes como articulador de agendas estratégicas e referência nacional na promoção do direito à educação de estudantes com deficiência.