Notícias

Instituto Rodrigo Mendes lança Selo da Educação Inclusiva para empresas e organizações comprometidas com a causa

Compartilhe nas redes sociais:

O Selo da Educação Inclusiva é um reconhecimento para apoiadores do Endowment IRM

Instituto Rodrigo Mendes (IRM) apresenta uma novidade. A partir de 2021, empresas e organizações que estão deixando um legado para a educação ao apoiar o Endowment Instituto Rodrigo Mendes passam a receber o Selo da Educação Inclusiva.  

O Selo da Educação Inclusiva nasceu em 2020 a partir de diálogos com empresas e outras organizações financiadoras do IRM e tem despertado grande interesse por parte de parceiros do Instituto. B3 Social, Bauducco, Faber-Castell, Haddad Foundation, Itaú Social, Itaú UnibancoJ.P. Morgan, Mattos FilhoPenínsula e XP Inc. são as primeiras a receber o reconhecimento.  “É uma alegria poder reconhecer parceiros tão relevantes da nossa trajetória por meio de um selo que simboliza o compromisso dessas organizações com o acesso de todos à educação. Elas são parte do legado que queremos deixar”, comemora Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do Instituto. 

Com o Selo, as organizações podem comunicar ao público o comprometimento assumido com a educação, a inclusão e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, o Selo sinaliza para o mercado que a organização aposta em uma ferramenta inovadora e inteligente de filantropia, garantindo a perenidade da causa social apoiada.  

Dessa forma, empresas e organizações que investirem no Endowment IRM receberão o Selo, fortalecendo o seu posicionamento quanto ao compromisso com questões de diversidade e inclusão e, também, favorecendo suas agendas de ESG (“Environmental, Social and Governance” ou, em português, Ambiental, Social e Governança), sustentabilidade ou impacto social.

Ao contribuir com o Endowment IRM, empresas e organizações apoiam financeiramente a manutenção do IRM de forma perene e recebem uma série de contrapartidas além do Selo, tais como: palestras, workshops e assessoria em temas relacionados a diversidade, inclusão e acessibilidade, relatórios de impacto associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e participação em eventos do instituto.  

Declaração das empresas que receberam o Selo da Educação Inclusiva 

“Contribuir com o Instituto Rodrigo Mendes vem ao encontro do objetivo da B3 Social de fortalecer o terceiro setor por meio do apoio a iniciativas bem-sucedidas que influenciem e promovam transformações sistêmicas no Brasil. O Endowment é uma ponte para a sustentabilidade financeira, por isso temos a confiança de que soluções sólidas e inovadoras serão criadas frente aos grandes desafios da educação inclusiva”, diz Elizabeth Jaskow Mac Nicol, superintendente da B3 Social.  

“Para a Bauducco, a educação é pilar estruturante do mundo que sonhamos, e nos unir ao IRM nessa caminhada nos diz que estamos na direção certa! Juntos, somamos para que uma educação inclusiva seja prática inquestionável”, diz Paulo Cardamone, diretor de Sustentabilidade da Bauducco. 

 “Ao aderir ao selo da Educação Inclusiva, a Faber-Castell reforça seu compromisso em criar oportunidades para que crianças e adolescentes com deficiência tenham acesso à educação e ferramentas que permitam ampliar suas chances de sucesso e realização pessoal. Essa iniciativa vem juntar-se a uma série de ações desenvolvidas pela companhia por uma sociedade mais justa e igualitária na qual queremos despertar o potencial criativo das pessoas para mudar o mundo e transformar vidas”, afirma Miguel Feres, diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Faber-Castell. 

“O Selo da Educação Inclusiva simboliza para a Haddad Foundation que estamos no caminho certo para possibilitar educação inclusiva e para todos. Esse nosso compromisso, lado a lado com o Instituto Rodrigo Mendes, nos dá a certeza de que a escola brasileira pode e vai avançar muito em qualidade”, fala Tania Haddad, trustee da Haddad Foundation.

 “O selo é um reconhecimento de grande importância para o Itaú Social. Afinal, garantir o acesso de todos e todas à escola e sua permanência significa que as salas de aula serão ocupadas por indivíduos com diferentes histórias pessoais, interesses múltiplos e diversas maneiras de aprender. Abraçar a diversidade é fundamental para promover a equidade, ou seja, reduzir as desigualdades que podem levar a diferenças na aprendizagem. O Itaú Social acredita na educação que valoriza a pluralidade e está comprometida com valores democráticos – como respeito ao ser humano e suas diferenças – e comprometido com a qualidade, em que todos e todas têm o direito de aprender”, diz Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.

“Dar visibilidade às pessoas com deficiência e garantir seu acesso à educação, ao emprego e à renda são focos do Itaú para essa causa. O Instituto Rodrigo Mendes é um dos principais agentes da sociedade civil para consolidar a educação inclusiva e de qualidade para toda pessoa com deficiência no Brasil, e sermos parceiros nessa jornada é motivo de orgulho para o banco. Receber o Selo de Educação Inclusiva reforça a confiança de que estamos no caminho certo para transformar positivamente a educação básica no Brasil”, afirma Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e empreendedorismo do Itaú Unibanco. 

“Nós, do escritório Mattos Filho, estamos honrados em receber esse reconhecimento em razão do apoio e parceria de longa data com o Instituto Rodrigo Mendes, organização que admiramos muito por ser referência na promoção da educação inclusiva no Brasil”, destaca a sócia Flavia Regina de Souza Oliveira, do escritório Mattos Filho.  

“Acreditamos que o tema da inclusão precisa ser trabalhado de forma prioritária nas escolas, que são a base do futuro do país. Nosso papel como instituição é apoiar o trabalho do IRM, que tem sido fundamental para avançarmos não somente nesta agenda, mas também para evoluirmos como sociedade”, Flavia Almeida, CEO da Península.

“Os problemas estruturais na área de educação infelizmente são realidade conhecida no Brasil, mas eles são ainda mais graves quando se trata de estudantes com deficiência. Receber o Selo de Educação Inclusiva e apoiar uma organização como o IRM, referência na educação inclusiva, é motivo de muito orgulho para nós. Na XP, trabalhamos para cada dia mais evoluirmos e nos transformarmos em uma empresa mais inclusiva, tanto para os colaboradores, quanto para os clientes. Nosso sonho grande é transformar a vida das pessoas para melhor e, sem dúvida, o acesso à educação para todos e todas, sem exceção, é parte fundamental da construção do país que queremos”, Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc.

Endowment 

“Endowment” (também chamado de Fundo Patrimonial Filantrópico) é uma ferramenta destinada à sustentabilidade financeira das organizações sem fins lucrativos no longo prazo. Por meio desse instrumento, organizações captam e administram recursos financeiros, cujos rendimentos servem para manutenção de suas atividades de forma perene. 

Se sua empresa ou família quer saber mais ou fazer parte do Endowment IRM, envie um e-mail para endowment@rm.org.br. Será um grande prazer compartilhar nossa visão e apresentar mais detalhes a respeito dessa iniciativa.  


Saiba mais sobre o Endowment IRM