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Secretarias de educação finalizam formação mediada da Tecnologia Educacional Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência

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Durante seis semanas foram promovidos diálogos e estratégias sobre a Tecnologia para viabilizar uma educação inclusiva nos municípios brasileiros 

Durante seis semanas, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e o Itaú Social realizaram encontros formativos remotos com representantes de secretarias de educação de todo o Brasil para apresentar aos participantes a Tecnologia Educacional Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência e sua usabilidade para promoção de uma educação inclusiva. 

A formação também provocou reflexões a respeito da importância de um trabalho colaborativo, envolvendo as diversas equipes que compõem a comunidade escolar, para a efetivação de uma educação de qualidade que respeite as singularidades de cada estudante. Os encontros abordaram a necessidade de se estabelecer um diagnóstico da rede de ensino de cada município a partir da percepção dos diferentes olhares do território. Também foram trabalhadas as alternativas para realização de formação continuada, a fim de melhorar o desenvolvimento de cada um e, consequentemente, a educação para todas e todos. Além disso, a relevância do monitoramento e avaliação dos processos colocados em prática foi uma das temáticas exploradas. 

Dois meninos, um deles sorrindo, estão um de frente para outro, se cumprimentando com as mãos sobre os ombros. Fim da descrição.

A partir dos aprendizados adquiridos e considerando as características de cada território, os participantes foram incentivados a elaborar um plano de formação com a premissa de uma educação inclusiva e de qualidade, usando como meio para essa finalidade a ferramenta Tecnologia Educacional Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência. Ao final dos encontros, os cursistas compartilharam suas propostas, seus conhecimentos e suas ideias para inspirar e incentivar os demais colegas dessa formação a colocarem o plano idealizado em prática. E foram lembrados de que o programa a ser implementado deve ser contínuo, ainda que seja preciso fazer correções, ajustes e melhorias ao longo do percurso e/ou depois da implementação. 

Tecnologia Educacional Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência

A iniciativa é parte do programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, no qual estão reunidas diversas tecnologias educacionais formativas voltadas a profissionais da educação, de forma que seja possível garantir o acesso, a permanência e o aprendizado de todas as crianças, adolescentes e jovens do Brasil com equidade.    

A Tecnologia Educacional “Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência” auxilia o profissional de educação a encontrar soluções efetivas para as demandas educacionais de sua região, almejando a ampliação do sucesso escolar em seu território. Essa tecnologia está dividida nas seguintes etapas: implementação, processo formativo, monitoramento e avaliação.   

A Tecnologia Educacional pode ser acessada a qualquer momento, para implementação de forma autônoma e totalmente gratuita, por meio do site do programa Melhoria da Educação.  

Para mais novidades, continue acompanhando o trabalho do Instituto Rodrigo Mendes e, caso tenha interesse em mais formações gratuitas sobre inclusão, acesse nossa plataforma de formação EAD.  


IRM apoia nova ação formativa com a “Tecnologia Gestão Inclusiva: pessoas com deficiência”