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Confira iniciativas de organizações quanto à oferta de tecnologias inclusivas ao ensino básico

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Estudo faz parte da pesquisa “Tecnologias digitais aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para Aprendizagem”, desenvolvida pelo IRM em parceira com o Instituto Unibanco 

Com a pandemia da covid-19, o uso das tecnologias tornou-se essencial. Na educação, não foi diferente. Docentes e estudantes tiveram que se adaptar rapidamente a essa nova realidade tecnológica para minimizarem os impactos causados pelo isolamento social e continuarem os estudos. Se algumas pessoas ainda tinham dúvidas em relação à necessidade da tecnologia, a pandemia pôs fim a essa questão. O uso de recursos digitais nas escolas precisa se tornar parte, cada vez mais latente, da realidade educacional.  

Capítulo da pesquisa “Tecnologias digitais aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para Aprendizagem” apresenta um panorama referente aos recursos educacionais digitais inclusivos ofertados para a educação básica. O estudo, realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o Instituto Unibanco, relata as alternativas tecnológicas que as Big Techs (gigantes globais), Statups (empresas emergentes que pretendem desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio), órgãos públicos e agências especializadas de organizações intergovernamentais disponibilizam para potencializar o ensino-aprendizagem de todas e todos os estudantes. O lançamento dessa pesquisa está previsto ainda para o segundo semestre de 2021. Essa é apenas uma síntese de uma parte do estudo. 

Estudantes em ambiente escolar com vários computadores. Em primeiro plano, uma estudante utiliza um computador de mesa. Ao fundo, outros três estudantes interagem entre si. Nas mesas há também protótipos robóticos. Fim da descrição.

Foram entrevistados representantes da  Google,  Microsoft  e Facebook. Em relação aos recursos educacionais digitais criados pelas Startups destaca-se: “Fofuuu”, dentre outras iniciativas. Já referente aos órgãos públicos um exemplo é a “Plataforma Integrada”. Por fim, relativo às ações das agências intergovernamentais pode-se mencionar a “Global Education Coalition”. 

Para saber mais informações sobre esse capítulo da pesquisa “Tecnologias digitais aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para Aprendizagem” e a respeito de outros recursos educacionais digitais inclusivos, acesse o artigo do DIVERSA sobre o assunto: A oferta de tecnologias educacionais inclusivas na educação básica.  


Núcleo de Pesquisa e Tecnologias do IRM desenvolve estudo sobre “Tecnologias digitais aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para Aprendizagem”. Confira síntese do primeiro capítulo