Notícias

Curso Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva EAD, completa três anos

Compartilhe nas redes sociais:

Nesse período, o Portas abertas para a inclusão EAD impactou mais de 47 mil escolas em todas as regiões do Brasil, atendendo mais de 1 milhão de estudantes, sendo 80.122 estudantes com deficiência

No dia 21 de setembro de 2021, o Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva, completou três anos de existência no formato autoinstrucional. O curso, que começou com edições semipresenciais (2013, 2015 e 2016), é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), com o apoio da Fundação Barça. Sucesso de público, o Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva, passa a estar em novo endereço e a compor o catálogo de cursos da plataforma de formação do IRM, que pode ser acessada em: formacao.rm.org.br.    

O Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva, tem como objetivo fornecer instrumentos para ressignificar as aulas de educação física na escola comum, permitindo a participação, a socialização e a aprendizagem de todas e todos estudantes. Além disso, os módulos da formação contemplam amplos aspectos ligados às lutas das pessoas com deficiência e à perspectiva da educação inclusiva: histórico e legislação, acessibilidades, práticas inclusivas, entre outros. 

Em seus três anos de história, a formação impactou mais de 47 mil escolas em todas as regiões do Brasil, atendendo mais de 1 milhão de estudantes, sendo 80.122 estudantes com deficiência.   

No geral, os feedbacks dos cursistas também têm sido bastante positivos, ressaltando a relevância do tema não apenas para a escola, mas também para a sociedade em seu conjunto. 

“Os conteúdos são relevantes, objetivos e direcionados a reflexão pedagógica para que possamos desenvolver verdadeiramente uma inclusão plena de nossas crianças e adolescentes no contexto educacional e social”. (Maria Selma Gomes da Cruz Santos – Lauro de Freitas – BA).  

“Curso muito bom, bem interativo, autoexplicativo e revigorante em seus textos e vídeos com os alunos. Deu para ver o quanto os alunos foram impactados e o quanto esse projeto deve chegar até as outras escolas. Grato por esse aprendizado. Fui tocado várias vezes com as histórias de cada aluno e professores que foram desafiados e venceram seus desafios”. (Ednalvo Souza Barbosa – Acorizal – MT). 

Em quadra escolar, menino de óculos passa por uma sequência de obstáculos formados por barbantes presos ao topo de cones. Fim da descrição.

Desde a estruturação do modelo autoinstrucional, tivemos 104.776 inscritos e 19.693 concluintes. Do total de inscritos, 2% são pessoas com deficiência. Entre aquelas pessoas que optaram por informar seu gênero, 47,8% se identificam como mulheres, 7,7% como homens e 0,05% como pessoas não binárias, travestis ou outras identidades de gênero. Já com relação as pessoas que informaram qual é a sua cor, raça ou etnia, 24% se dizem pardas, 21,6% brancas, 7,1% pretas, 0,9% amarelas e 0,3% indígenas.     

A maior parte do público inscrito no Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva, é de São Paulo (21,9%), Minas Gerais (11,8%), Bahia (9,5%) e Ceará (7,8%). Em relação às funções informadas pelas pessoas que buscaram nosso curso destacam-se professoras e professores da Educação Infantil (13,7%) e de Educação Física (13,7%), seguidos por professores do Ensino Fundamental I (13,4%).  

“A expressiva marca de 100 mil participantes do Portas Abertas, de todos os estados brasileiros, reforça nossa constatação de que a maioria dos educadores enxerga a educação inclusiva como necessária e legítima”, ressalta Rodrigo Hübner Mendes, CEO e Fundador do Instituto Rodrigo Mendes. 

É interessante evidenciar, também, os números relacionados aos profissionais da educação que compõem a rede de apoio aos estudantes com deficiência. No total, foram quase 3 mil certificados. Destes, 125 eram intérpretes de Libras, 253 profissionais de limpeza, alimentação e similares, 797 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 1.558 cuidadores/acompanhantes. 

“O curso mobiliza profissionais de diferentes perfis e dos mais diversos contextos, de grandes centros urbanos a municípios da região Amazônica e do Semiárido, o que mostra a relevância e a potência de fortalecer o esporte seguro e inclusivo a partir dos recursos de cada território, de cada realidade”, destaca Júlia Ribeiro, chefe interina de Educação do UNICEF Brasil. 

A equipe do IRM agradece a cada pessoa que indicou nosso curso e, com isso, contribuiu para que ele alcançasse cada vez mais gente interessada em promover uma educação inclusiva em sua comunidade. 


Instituto Rodrigo Mendes lança plataforma EAD com cursos sobre educação inclusiva 

Portas abertas para a inclusão completa dois anos com mais de 101 mil inscritos