O evento deste ano reconheceu a formação Portas abertas para inclusão EAD e o portal DIVERSA como práticas inovadoras dentro do tema da educação inclusiva
Dois projetos do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) foram premiados na Conferência Zero Project 2020, que aconteceu em Viena, na Áustria, entre os dias 19 e 21 deste mês. A formação Portas abertas para inclusão EAD e o portal DIVERSA foram duas das cinco práticas inovadoras do Brasil reconhecidas na Conferência, que teve a educação inclusiva como tema do ano. Ao todo, 75 práticas e 11 políticas inovadoras de mais de 54 países foram homenageadas e apresentadas no evento. Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do IRM, e Lailla Micas, coordenadora do DIVERSA, estiveram presentes na premiação, que aconteceu no segundo dia do evento (20).
O evento contou com diversos painéis simultâneos divididos em três salas. Logo no primeiro dia (19), Rodrigo apresentou o Portas abertas para a inclusão EAD, em sessão que abordou esporte, saúde, lazer e bem-estar na educação. A versão a distância desta formação, realizada em parceria com o UNICEF e a Fundação Barcelona, completa 2 anos em setembro. Com mais de 50 mil inscritos desde sua criação, o curso está disponível on-line e qualquer pessoa interessada pode realizá-lo.
No terceiro e último dia (21), foi a vez do Rodrigo apresentar ao público o portal DIVERSA, em sessão que discutiu formação e recursos para os profissionais de educação. O DIVERSA é uma plataforma web gratuita para troca de conhecimento, realizado com apoio da Abadhs, Instituto Península, Fundação Lemann e Fundação Volkswagen. O portal, que completa 9 anos agora em 2020, segue sendo um espaço colaborativo, de troca de conhecimento sobre educação inclusiva na prática. Feito por educadores e para educadores, o portal é um banco de conteúdo que busca estruturar uma extensa rede de apoio e colaboração de profissionais da educação.
“Ter conhecido outras experiências inclusivas ao redor do mundo por meio dos painéis e das conversas realizadas na Conferência possibilita também que a gente leve mais conteúdo, mais inspirações de boas práticas para os educadores brasileiros que acompanham o DIVERSA”, afirma Lailla.
Todos os painéis, assim como a cerimônia de premiação do evento, contaram com diversos recursos de acessibilidade, como sinalização internacional; legendas e audiodescrição de vídeos; facilitação gráfica; captação em inglês; e aplicativo para tradução para diversos idiomas. Todos os recursos disponíveis em cada sessão podiam ser consultados no Guia de Acessibilidade do Usuário. Ademais, a infraestrutura também foi acessível, contando com piso tátil, sinalização e planta baixa, além de suporte individual para quem solicitasse.
Para assistir ao vídeo que mostra o momento da premiação do IRM, basta acessar este link.