Notícias

Esporte para inclusão é tema de debate e exposição no RJ

Compartilhe nas redes sociais:

Na próxima terça-feira, 13 de setembro, durante as Paralimpíadas Rio 2016, acontece o seminário “Quando todos jogam juntos, todos ganham”. O debate, que acontece na British House Rio, evidencia o poder do esporte para a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência. A abertura, às 16h, contará com a participação do embaixador britânico, Alex Ellis, do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, e do superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, Rodrigo Hübner Mendes.

O objetivo é compartilhar e promover os importantes laços entre a inclusão e os esportes, que inclui a valorização das atividades ligadas à brincadeiras, jogos e práticas esportivas inclusivas para todos. Serão apresentadas as estratégias, os desafios e os resultados do projeto “Portas Abertas para a Inclusão”, realizado pelo IRM em parceria com o UNICEF e apoio da Fundação do FC Barcelona. De forma inovadora, desde 2013, o projeto atua para que todos joguem juntos e impactou, até agora, 260 escolas, 780 educadores da rede pública e cerca de 60 mil alunos.

Dentro dos temas haverá ainda uma abordagem sobre o papel do esporte de alta performance na vida das crianças com deficiência, por meio de uma mesa-redonda com atletas brasileiros e britânicos, além de representantes do Comitê Paralímpico Brasileiro.PAT_IRM_SLZ_VE_14

A programação inclui ainda a abertura da exposição fotográfica sobre o projeto “Portas Abertas para a inclusão” com imagens de Pat Albuquerque, capturadas nas 15 escolas participantes da iniciativa. A exposição ficará disponível até o encerramento das atividades da British House Rio, no dia 18 de setembro.

Participam dos debates, a partir das 16h:

  • Alex Ellis, Embaixador do Reino Unido no Brasil
  • Gary Stahl, representante UNICEF Brasil
  • Andrew Parsons, presidente Comitê Paralímpico Brasileiro (a confirmar)
  • Rodrigo Hübner Mendes, presidente do Instituto Rodrigo Mendes (IRM)

Após a mesa haverá um coquetel de inauguração da exposição, que permanece no Shopping Metropolitano Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro até o dia 18 de setembro. Haverá monitor no local, em horários determinados, para atendimento de visitantes cegos.

RSVP para o debate e coquetel até dia 09/09: asouza@unicef.org

Debate e coquetel: 13/09, das 16h às 20h30
Exposição: 13/09 a 18/09

Coloque na agenda!

Seminário “Quando todos jogam juntos, todos ganham”, com abertura da exposição fotográfica “Portas Abertas para Inclusão”
13 de setembro (terça-feira), 16h às 20h
British House – Shopping Metropolitano
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300 / 3º andar – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro