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Começa a formação Ensino médio inclusivo em SP

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Em sua 2a edição, o curso semipresencial de educação inclusiva para o ensino médio abrange 13 diretorias de ensino com foco em expansão do conhecimento e desenvolvimento de projetos de intervenção nas escolas 

Começou na quarta feira, dia 02 de agosto, a formação continuada Ensino médio inclusivo – Construindo uma escola para todos. O curso tem formato semipresencial e carga horária de 100 horas, distribuídas entre 14 videoconferências realizadas na Rede do Saber/EFAP, atividades no ambiente virtual de aprendizagem e desenvolvimento, em grupo, de projetos de intervenção local nas escolas. Os participantes têm perfil multidisciplinar: educadores, técnicos e gestores da rede pública estadual de educação, vindo das 13 diretorias de ensino da capital paulista.

A primeira edição foi realizada em 2016, em parceria que se mantém com o Instituto Unibanco (IU). Para este ano, o curso recebeu apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP).

 

“Com essa parceria, temos a perspectiva de colaborar com o avanço da agenda de inclusão, que ainda sofre tanta resistência no Brasil. Desejamos que, ao longo do curso, tenhamos bastante interação e trocas para viabilizar estratégias que se referenciem em altas expectativas sobre aprendizagem de pessoas com deficiência e uma visão de equidade para todos os estudantes. É um enorme prazer ser parceiro em mais uma edição e tenho altíssimas expectativas com o resultado dessa formação”, afirma Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.

Rodrigo Hübner Mendes e Ricardo Henriques sorriem, ao lado televisão com o logo do Ensino médio inclusivo
Rodrigo Hübner Mendes (IRM) e Ricardo Henriques (IU), no estúdio da EFAP

O termo de cooperação entre as instituições foi assinado no dia 20 de junho, na sede da SEDPcD-SP, e contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, representantes do IRM e Instituto Unibanco, além de membros da SEE e SEDPcD, entre outros.

Assinatura do termo de cooperação para o curso educação inclusiva para o ensino médio, Rodrigo Mendes fala em microfone ao seu estão Francisco Carbonari, Geraldo Alckmin e Linamara Battistella
Francisco Carbonari, secretário adjunto da SEE-SP; Geraldo Alckmin, governador do Estado de SP; Linamara Battistella, secretária da SEDPcD e Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM, durante a assinatura do termo de cooperação

O objetivo do curso é apoiar as equipes multidisciplinares da rede de educação no planejamento de políticas públicas para a garantia de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial, oferecer formação continuada a professores e gestores que atuam na rede pública de ensino, alcançar estudantes com e sem deficiência e suas famílias, aumentando a consciência sobre os direitos e os princípios legais e atitudinais da educação inclusiva, por meio de projetos de intervenção local realizados por educadores.

+ Assista ao vídeo com depoimento do governador Geraldo Alckmin, exibido no primeiro dia de curso:

 

 

Balanço da edição 2016

Na primeira edição, participaram 219 professores, coordenadores pedagógicos, profissionais de apoio, diretores das unidades escolares e técnicos das secretarias de educação de Minas Gerais e Pernambuco, além de equipes do Instituto Unibanco de São Paulo e do Rio de Janeiro. Como resultado, foram implantados 54 projetos locais de intervenção, desenvolvidos com base no conhecimento e ferramentas sugeridas durante a formação, cuja metodologia busca dialogar diretamente com a realidade dos cursistas. Os projetos locais impactaram mais de 21 mil pessoas, dentre as quais cerca de 14 mil estudantes.

Mais informações sobre objetivos, metodologia e resultados, incluindo uma análise dos principais projetos de intervenção desenvolvidos nas escolas participantes estão disponíveis no site do projeto.

 

Porque precisamos falar de ensino médio? Leia mais sobre o tema no portal DIVERSA, envie suas dúvidas e ajude a construir novos caminhos para a inclusão nesta etapa de ensino.