Educação inclusiva no PAR
O Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, desenvolve um programa de formação continuada sobre educação inclusiva intitulado “Educação inclusiva no PAR”, para as secretarias municipais de educação de 17 municípios distribuídos em 9 estados brasileiros.
Essa iniciativa tem como objetivo apoiar as equipes das secretarias no planejamento de políticas públicas para a garantia de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação por meio da utilização do Plano de Ações Articuladas (PAR) e demais programas e ações do Ministério da Educação.
O projeto foi lançado durante o Encontro do Programa Escola Ideal, realizado em 12/08 na cidade de Confins (MG). Durante o evento foram promovidos reflexões e debates acerca do papel do Plano Nacional de Educação e as políticas públicas que garantem qualidade de ensino com equidade. O encontro contou com colaboração de Pilar Lacerda, participação de Rodrigo Mendes e equipes dos Institutos realizadores da iniciativa.
Em virtude da fase de encerramento do quadriênio do PAR, as expectativas e sugestões manifestadas pelos participantes do seminário confirmaram a oportuna escolha do tema da formação sobre educação inclusiva a ser realizada pelo IRM nos próximos três meses.