Notícias

Quarentena: conheça dois projetos do IRM para aprender sobre educação inclusiva

Compartilhe nas redes sociais:

A formação Portas abertas para a inclusão EaD e o Portal DIVERSA são ótimas sugestões para educadores e interessados no tema aprofundarem seus conhecimentos nesse período. Confira nossas dicas e comece os estudos!

O que você tem feito nessa quarentena? No contexto atual que estamos vivendo, com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas têm procurado cursos, formações e atividades diversas para realizar nesse período. Então nós, do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), sugerimos dois projetos nossos que podem ser interessantes para educadores e interessados em educação inclusiva.  

Com o objetivo de promover a inclusão escolar de meninas e meninos com deficiência, por meio da ressignificação da educação física e de práticas esportivas seguras, o Portas abertas para a inclusão EaD (Educação à Distância) é um projeto que visa auxiliar professores de todas disciplinas, gestores escolares, familiares e demais interessados na construção de uma sociedade mais inclusiva. Totalmente on-line e gratuito, o curso tem certificação de 40 horas e, além de tratar de educação física, aborda diversos temas da inclusão escolar no Brasil, como histórico e legislação, acessibilidades e práticas inclusivas. 

A formação já impactou mais de 19 mil escolas e cerca de 432 mil estudantes com e sem deficiência foram atendidos. Só na última semana de março, 5.815 pessoas se inscreveram para o curso e 319 foram certificadas. A formação continuada é fruto da parceria entre o IRM, o UNICEF e a Barça Foundation. Acesse o site do Portas abertas para a inclusão e comece os estudos! 

Outra sugestão é o Portal DIVERSA, uma plataforma web gratuita criada pelo IRM, que é responsável pela produção e divulgação de conhecimento sobre educação inclusiva, para apoiar educadoras e educadores na inclusão de crianças, adolescentes e jovens com deficiência na escola comum. O DIVERSA é realizado com apoio da Abadhs, Instituto PenínsulaFundação Lemann e Fundação Volkswagen

Criado em 2011, o portal possui 15 estudos de caso, mais de 45 materiais pedagógicos acessíveis, mais de 170 artigos e cerca de 320 relatos de experiências pedagógicas inclusivas. Nesses oito anos, o portal já recebeu mais de 3.3 milhões de visitas de pessoas de mais de 110 países. Existem estudos de caso de todas as regiões do Brasil e também dos Estados Unidos, Dinamarca, Portugal, Argentina e França.  

Na seção materiais pedagógicos acessíveis são apresentadas sugestões de materiais, a maioria criada por educadores que participaram de formações realizadas pelo IRM, para serem usados em sala de aula e auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem de alunos com e sem deficiência. Na área dedicada aos relatos de experiência, o internauta encontra histórias, contadas por educadores, sobre o que fizeram, na prática, diante de situações desafiadoras nas escolas para garantir uma educação inclusiva.  E, desde 26 de março, na seção DIVERSA pelo mundo, passaram a ser divulgadas notícias de projetos premiados na área de educação inclusiva pelo Zero Project 2020, uma iniciativa da Essl Foundation, referência internacional em direito das pessoas com deficiência e acessibilidade.   

O mais importante é que o DIVERSA é um espaço colaborativo, de troca de conhecimento sobre educação inclusiva na prática. A proposta do portal é ser feito por educadores e para educadores. Acesse o site e faça parte da comunidade DIVERSA!