Durante os encontros, cursistas do Brasil todo irão criar e desenvolver materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de todos estudantes
A formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) 2021, realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes e o MudaLab com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, recebeu mais de 45 inscrições de munícipios interessados em fazer parte desse processo formativo. Neste ano, pela primeira vez, o processo seletivo foi aberto para todo o Brasil.
Após a verificação dos cumprimentos requisitados para a seleção, aconteceram conversas iniciais para exposição das diretrizes da educação inclusiva em cada cidade elegível. Os encontros, realizados remotamente, foram divididos pelas cinco regiões do Brasil e contaram com a participação de representantes de cada munícipio pré-selecionado.
Todos os diálogos foram de altíssima qualidade e, por isso, escolhemos instituições de ensino que abarcassem por completo o território nacional. Na região Centro-Oeste, tivemos um empate técnico entre dois municípios. Como solução, ambos participarão da formação e cada uma das cidades será representada por uma escola ao invés de duas. Outra notícia positiva é que, por conta da grande procura pela formação, na região nordeste, conseguimos abrir uma vaga extra, com o apoio do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, nosso parceiro nesse projeto.
Confira os municípios selecionados: Cabrobó (PE), Caçador (SC), Maracanaú (CE), Rialma (GO), Santarém (PA), Três Corações (MG) e Vila Propício (GO).
Com exceção dos municípios da região centro oeste, cada rede de ensino participará com 2 unidades escolares. E cada uma das escolas será representada por um gestor escolar, um professor de sala de aula comum e um professor do atendimento educacional especializado (AEE). Os cursistas irão participar dos encontros remotamente e desenvolverão um projeto autoral por escola que inclui a confecção de um material pedagógico acessível (MPA) com tecnologia.
Confira três Materiais Pedagógicos Acessíveis inéditos desenvolvidos durante a pandemia