Notícias

Confira três Materiais Pedagógicos Acessíveis inéditos desenvolvidos durante a pandemia

Compartilhe nas redes sociais:

Os materiais, que serão lançados no portal DIVERSA, exploram recursos de acessibilidade e de tecnologia para possibilitar a aprendizagem de todos os estudantes 

 O portal DIVERSA lança três novos materiais pedagógicos acessíveis. A divulgação será feita a cada semana a partir de 15 de março. Cada um deles contará com apresentação articulada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os atributos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), tutorial em texto para a replicação do material, além do relato de experiência dos educadores que idealizaram os MPAs. Os vídeos desses materiais também serão publicados, semanalmente, em nosso canal do Youtube, no Facebook e Instagram (pelo IGTV).  

Esses materiais pedagógicos acessíveis exploram recursos de acessibilidade e de tecnologia para possibilitar a aprendizagem de todos os estudantes – com e sem deficiência. Eles têm, ainda, uma particularidade: foram idealizados e produzidos de forma remota.

Desde 2018, o Instituto Rodrigo Mendes realiza a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis, com o objetivo de apoiar a relação entre ensino e aprendizagem de todos os estudantes na sala de aula comum. O projeto  já envolveu diretamente 127 educadores de escolas públicas do estado de São Paulo e impactou 1376 estudantes. 

A edição de 2020 do projeto contou com a co-realização do MudaLab, a parceria do Credit Suisse Hedging Griffo e do Instituto Península, e apoio da AT&T e Abadhs. Participaram dessa formação 35 educadores de três municípios paulistas –Nova OdessaPeruíbe e Cruzeiro, Todos os encontros ocorreram remotamente por conta da pandemia da covid-19.  Ainda assim, o processo formativo foi finalizado com sucesso e todos os grupos conseguiram desenvolver seus materiais pedagógicos acessíveis de forma colaborativa, ainda que a distância. Foram produzidos 11 MPAs.  

Confira mais detalhes dos materiais pedagógicos acessíveis que serão divulgados semanalmente pelo DIVERSA e em nossas redes sociais:  

Jogo da Memória  

Material desenvolvido para minimizar barreiras de comunicação e promover o aprendizado em Libras e Língua Portuguesa de uma forma colaborativa, tanto para o período de atividades pedagógicas remotas como para o tempo de aulas presenciais. O jogo é composto por um painel em MDF, cartas plastificadas para as associações de figuras com os termos em português e os sinais em Libras, e um dado eletrônico. Para jogar, os estudantes devem acionar o dispositivo do dado e, considerando o símbolo que aparece, fazer a associação entre duas cartas do painel, além de seus respectivos sinais em Libras.   

Corrida do Desafio 

Material para incentivar o processo de escrita e leitura dos estudantes, por meio do uso de parlendas, canções, poemas e desafios reunidos em um jogo de tabuleiro com recursos de acessibilidade. O tabuleiro é inspirado em elementos presentes no entorno da unidade escolar, tem um farol de LED para marcação de tempo, áudios e um alfabeto móvel com imagens, braile e Libras. Para jogar, os estudantes devem acionar o dispositivo de áudio e ouvir as parlendas e canções. Depois, precisam montar a palavra solicitada para avançar casas no tabuleiro. 

Meu Passeio Animal 

Material desenvolvido para aumentar o interesse e o envolvimento dos estudantes aos conteúdos de Ciências, ampliando a comunicação oral e apropriação da escrita da Língua Portuguesa. O jogo de trilha é composto por um tabuleiro com sete obstáculos a serem percorridos até o habitat de cada animal, uma roleta, animais feitos de biscuit, caixa de áudio construída e programada com gravações referentes aos sons emitidos pelos animais, curiosidades e outros desafios referentes ao animal sorteado, e outros materiais de apoio – tais como fichas de respostas e alfabeto móvel.  Para jogar, o estudante gira a roleta para sortear o caminho do animal doméstico ou silvestre. Depois, aciona o dispositivo da caixa de áudio e escuta o som do animal do grupo sorteado, tendo que descobrir qual é. Se acertar, pega a miniatura, que funciona como pião do jogo, e continua o percurso. Os jogadores avançam conforme cumprem as propostas reproduzidas em áudio, que podem ser curiosidades sobre os bichos e/ou tarefas, como escrever o nome do animal.  O jogo termina quando o personagem/animal chega a seu habitat. 


Conheça 4 materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadores da Baixada Santista, durante formação do Instituto Rodrigo Mendes 

Conheça 10 materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadores de Itaquera, em São Paulo, durante formação do Instituto Rodrigo Mendes 

Conheça 10 materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadores, durante formação do Instituto Rodrigo Mendes