Notícias

Conheça 10 materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadores de Itaquera, em São Paulo, durante formação do Instituto Rodrigo Mendes

Compartilhe nas redes sociais:

Nos últimos meses, o portal DIVERSA divulgou os materiais detalhando suas articulações com a Base Nacional Comum Curricular e com o desenho universal para aprendizagem

Em 2019, a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), oferecida pelo Instituto Rodrigo Mendes em parceria com o MudaLab, foi oferecida a educadoras e educadores da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Itaquera, em São Paulo (SP). O portal DIVERSA divulgou, entre os meses de fevereiro e abril, dez materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por esses educadores durante o percurso formativo.

Para conferir como foi essa edição e conhecer todos os materiais, basta assistir ao vídeo institucional desse ciclo. O MPA tem patrocínio da Fundação LemannInstituto Península e Abadhs. 

Os materiais são compostos por textos de apresentação com interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenho universal para a aprendizagem (DUA); tutoriais em vídeo e texto; relatos de experiência e vídeos de aplicação nas escolas.  

Conheça os dez materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos durante a formação: 

Caixa de instrumentos musicais 
O material foi idealizado por educadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Aurelio Arrobas Martins, para trabalhar conteúdos de dois componentes pedagógicos: Arte e Educação Física. Memória musical, musicalidade, dança, ritmo e exploração de movimentos corporais são alguns exemplos. O material é composto por uma caixa de MDF, cortada a laser; na parte superior há personagens tocando instrumentos musicais; e na parte frontal há ícones móveis representando cada um dos instrumentos. Embaixo de cada ícone há um botão que, acionado, reproduz o som do instrumento. Ao acionar um dos botões e ouvir o som, os estudantes devem localizar o ícone que ele representa. 

Célula tátil  
O modelo de célula, desenvolvido por educadoras da EMEF Ayres Martins Torres, tem como objetivo auxiliar os estudantes a compreenderem a estrutura e o funcionamento da célula animal e identificar seus componentes microscópicos. O material é composto por um modelo de célula animal ampliado, confeccionado em MDF por meio de uma cortadora a laser, e fixado no centro de uma base giratória de madeira. As organelas foram reproduzidas em escala ampliada na impressora 3D e, posteriormente, customizadas e pintadas.  

Jogo do território  
O material, idealizado por educadoras da EMEF Dr. João Naoki Sumita, é composto por um tabuleiro de madeira em MDF, com o mapa dos arredores da escola cortado e gravado a laser. Tem também botões sonoros dos pontos de referência das áreas comerciais próximas à escola; construções em 3D; além de um dado e uma rosa dos ventos digitais e sonoros. A proposta é trabalhar a questão do território no cotidiano dos estudantes, aplicando os conceitos de cartografia. O tabuleiro acessível foi construído para permitir que estudantes que tenham espasmos ou alguma deficiência motora também possam jogar.  

Lousa interativa  
A lousa foi idealizada por educadores da EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso, para estimular a alfabetização e a identificação de características dos animais. O material pedagógico é composto por uma lousa escolar e uma caixa sonora de MDF, cortada a laser, e com botões que ao serem acionados reproduzem os sons de animais. Para utilizar o material é necessário acionar um botão da caixa sonora e, a partir da escuta do som, identificar o animal.  

Mancala acessível  
Mancala é um jogo de estratégia matemática de origem africana semelhante ao xadrez, cujo objetivo é semear e colher o maior número possível de sementes. O tabuleiro acessível foi pensado e idealizado por educadoras do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera, para ser utilizado com autonomia por todos os estudantes. O material é composto por um tabuleiro de MDF, cortado a laser, com 12 cavidades, divididas em duas fileiras; duas cavidades maiores nas laterais e círculos cortados em MDF, que representam as sementes. O material foi fabricado em tamanho ampliado, com a opção de reduzir a distância entre as covas que são mais rasas, de maneira a facilitar o manuseio para os estudantes com e sem dificuldade motora. 

Mapa tátil 
O mapa de relevo da América do Sul saiu do papel e ganhou formas, contornos e relevo com peças, para que todos os alunos pudessem estudar e conhecer as irregularidades do terreno, representadas por camadas. A criação das educadoras da EMEF Aparecida de Souza Campos, no CEU Formosa, permite a participação efetiva de estudantes com e sem deficiência nas aulas de Geografia. Os relevos foram produzidos sobrepondo diferentes camadas de MDF, fabricadas na cortadora a laser. 

Painel de adivinhação  
Para trabalhar com animais, como previsto no currículo da cidade, os educadores da EMEF Guimarães Rosa criaram um jogo sobre o tema. Em grupos, as crianças pegam fichas com informações visuais sobre um deles e vão verificando uma por vez, para tentar adivinhar qual é o bicho em questão. Quando o grupo chega a um acordo, um dos estudantes aperta o botão no painel correspondente a figura do animal e, se acertar, ouve o nome e ruído emitido pelo animal. O painel de MDF tem dois lados e se assemelha ao jogo “batalha naval”. Em um dos lados há oito botões grandes e coloridos.  

Jogo da pirâmide alimentar  
O jogo foi construído pelas educadoras da EMEF Roquette Pinto, para trabalhar com os estudantes a composição dos grupos alimentares e conscientizá-los sobre a importância da alimentação saudável. O material é composto por uma caixa triangular de MDF cortada a laser: na parte superior, estão identificados os grupos alimentares e há dois botões – um que, ao ser acionado, reproduz perguntas específicas sobre o tema; e outro, que repete a pergunta realizada, caso os estudantes não tenham entendido a questão.  

Sistema solar interativo 
O material pedagógico foi construído pelas educadoras da EMEF Francisco Alves Mendes Filho, para trabalhar conteúdos do componente curricular de Ciências, como o sistema solar e os movimentos da Terra. Esse material pedagógico acessível é composto por uma maquete interativa do sistema solar, que simula o movimento dos planetas em suas órbitas. A base e o suporte foram construídos em MDF, com parafusos para permitir a articulação, e os planetas foram impressos em 3D.  

Tabuleiro de RPG  
O jogo, desenvolvido por educadores da EMEF Profa. Clotilde Rosa Henriques Elias, é composto por um tabuleiro com quatro estações. Cada uma delas possibilita a escolha de dois caminhos e, cada um deles, por sua vez, conduz a uma das histórias escolhidas pelos estudantes. Além do tabuleiro, o jogo tem miniaturas para o cenário, um controle com botões e sensores de ruído (sopro) e cartas de apoio com ilustrações e charadas. Para jogar, o estudante escolhe, no controle, qual caminho seguir, pressionando um botão ou assoprando. Ao ouvir o áudio do controle, a resposta será dada por uma das cartas de personagens ou de poder. Se a resposta estiver correta, os pinos podem andar pelo tabuleiro e a história avança.  

Não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar os próximos conteúdos inéditos! Vídeos de outras edições do MPA serão lançados no canal do Youtube do IRM, e os textos de apresentação de cada material estarão no DIVERSA


Confira a última nota que produzimos sobre essa edição do MPA.