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Cursistas apresentam seus projetos no encerramento da formação Materiais pedagógicos acessíveis 2021

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Participantes de doze escolas, das cinco regiões do Brasil, relataram o processo de construção dos materiais pedagógicos acessíveis 2021 e destacaram o envolvimento de toda comunidade escolar no projeto 

Terminou a formação Materiais pedagógicos acessíveis (MPA) 2021. No último encontro formativo, educadoras e educadores apresentaram os projetos que desenvolveram em grupos com o uso de novas tecnologias, pensando na concepção de desenho universal para a aprendizagem (DUA) e na articulação com Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

A formação ocorreu remotamente por conta da pandemia de covid-19, o que possibilitou, pela primeira vez, a participação de municípios das cinco regiões do Brasil nesse processo formativo. Fizeram parte da edição de 2021, as cidades de Cabrobó (PE), Caçador (SC), Maracanaú (CE), Rialma (GO), Santarém (PA), Três Corações (MG) e Vila Propício (GO), totalizando 12 escolas. 

As iniciativas contemplaram professores da sala comum, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e gestores escolares, que escolheram situações pedagógicas desafiadoras de classe de estudantes com diferentes idades. Os grupos destacaram o envolvimento de toda a comunidade escolar (profissionais da educação, estudantes e suas famílias, além de demais membros do território). 

Enfatizou-se também a importância dessa formação para os municípios selecionados e como foi possível aplicar os conceitos de uma educação inclusiva na prática, a partir da criação de cada material pedagógico acessível, possibilitando a aprendizagem de estudantes com e sem deficiência de forma conjunta e colaborativa. Ainda foi falado a respeito da multidisciplinaridade dos materiais confeccionados e, também, como eles podem oportunizar a construção de conhecimento para toda a turma. Todas as pessoas participantes da formação consideraram a possibilidade de expansão ou replicação do material em suas escolas.  

A formação “Materiais pedagógicos acessíveis” é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo. O objetivo é que os participantes desenvolvam um material pedagógico acessível com o uso de novas tecnologias e articulado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao desenho universal para a aprendizagem (DUA), para possibilitar a aprendizagem de todas e todos os estudantes. 


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