Notícias

Confira como foi a participação do Instituto Favela da Paz na formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2021

Compartilhe nas redes sociais:

Fábio Miranda contou sua história e apresentou o Fab Lab “Periferia Sustentável”, e a tecnologia do corte a laser 

 O 10º encontro remoto da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) 2021 contou com a participação especial de Fábio Miranda,  do Instituto Favela da Paz, e de Isabel Ache, representante do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo. A formação é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo. 

No início do encontro, as mediadoras do IRM, Regina Mercurio e Cecília Barreto, propuseram o momento do “Relato de afeto”, em que os participantes dividem uma situação vivenciada na semana com todos do grupo. Em seguida, Guilherme, mediador maker do MudaLab, fez uma breve apresentação do conceito Fab Lab (Laboratório de Fabricação), que é um espaço colaborativo para que pessoas de diversas áreas se juntem para planejar e desenvolver projetos de fabricação digital. 

Em seguida, Fábio Miranda contou sobre sua história de vida e sobre os projetos e ações realizados pelo Instituto Favela da Paz, criado em 2010 por seu irmão Claudinho Miranda, com o objetivo de formar uma comunidade de paz onde as pessoas possam viver no respeito mútuo dentro dos princípios da sustentabilidade. 

Tela de reunião virtual, durante formação do MPA 2021, mostra o nome de quatro pessoas e a imagem de três, entre elas Fábio Miranda do Instituto Favela da Paz. Em destaque está uma foto de Fábio com uma lupa no olho direito. Fim da descrição.

Fábio também apresentou o seu Fab Lab, “Periferia Sustentável”, onde ele produz diversos materiais de forma sustentável. Além disso, mostrou um vídeo com o corte a laser do material pedagógico acessível desenvolvido pelos cursistas da escola EMEIEF Sinfrônio Peixoto de Moraes, de Maracanaú – CE.  

“Foi surreal poder conhecer todos os participantes. Poder ter interação com a galera foi muito inspirador”, afirmou Fábio. Para ele, a formação MPA é um grande portal de possibilidades: “todos ganham, tanto os alunos como os educadores”, concluiu.    

O encontro se encerrou de forma descontraída, com reflexões e diálogos de altíssima qualidade. Participam da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2021 os profissionais de educação dos municípios de Cabrobó (PE), Caçador (SC), Maracanaú (CE), Rialma (GO), Santarém (PA), Três Corações (MG) e Vila Propício (GO). 


Confira relatos de experiência de educadoras que desenvolveram materiais pedagógicos acessíveis no ensino remoto 

Materiais Pedagógicos Acessíveis 2021 inicia os encontros formativos 

Confira os municípios selecionados para a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2021 

Confira três Materiais Pedagógicos Acessíveis inéditos desenvolvidos durante a pandemia