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Confira relatos de experiência de educadoras que desenvolveram materiais pedagógicos acessíveis no ensino remoto

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Os relatos de experiência mostram o processo de construção dos materiais  produzidos durante formação a distância    

Nas últimas semanas, o portal DIVERSA publicou três relatos de experiência de educadoras participantes da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) em 2020, que foi realizada remotamente por conta da pandemia da covid-19.  

Os relatos de experiência apresentados pelas educadoras da rede municipal da educação de Peruíbe(SP) demonstram o trabalho colaborativo, a importância de analisar as dificuldades da turma como um todo e reforçam a autonomia e participação ativa dos estudantes. 

A formação, realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo  MudaLab, com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, tem como objetivo geral contribuir na construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem de todos estudantes, com e sem deficiência, nas classes comuns. A proposta parte de uma perspectiva educacional integral e inclusiva, no contexto desafiador da implementação de currículos articulados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

Conheça mais sobre os três relatos de experiência que abordam a construção de materiais pedagógicos acessíveis visando a participação de todos os estudantes:  

Criação de jogo estimula estreitamento de laços em equipe escolar.  Educadoras da E.M.E.F. Prof. Álvaro Pereira Gaspar Filho relatam a importância do trabalho colaborativo. 

Educadoras criam material pedagógico acessível de ciências. Professoras da escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Carmen Cleuser Fraga Pimentel abordam sobre jogo da cadeia alimentar, que visa eliminar barreiras de aprendizagem para a participação de estudantes do ensino fundamental. 

Para aulas remotas, educadoras criam material acessível de ciências. Educadoras da escola Municipal Ensino Fundamental e Infantil (EMEIF) Maria Amélia Ribas Campilongo desenvolveram o projeto “Sistema excretor” para trabalhar transversalmente a disciplina de ciências, como tema principal, a de português e a de história. 


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