Este foi mais um ano de muitos desafios com a continuidade da pandemia da covid-19, mas o IRM realizou importantes projetos em 2021
Dando prosseguimento à sua missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) desenvolveu significativos projetos, mesmo com a continuidade da pandemia da covid-19. As iniciativas foram feitas com a contribuição de toda a equipe do instituto e de nossos parceiros e colaboradores. Confira, a seguir, as ações do IRM em 2021:
Materiais pedagógicos acessíveis (MPA)
Pela primeira vez em 2021, o IRM realizou a formação Materiais pedagógicos acessíveis (MPA) com municípios das cinco regiões do Brasil. Isso só foi possível, pois a iniciativa ocorreu remotamente. Participaram desta edição 36 cursistas de 12 escolas da rede pública, localizadas nas cidades de Cabrobó (PE), Caçador (SC), Maracanaú (CE), Rialma (GO), Santarém (PA), Três Corações (MG) e Vila Propício (GO). Essa formação é um projeto do Instituto Rodrigo Mendes e do Mudalab, com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.
DIVERSA
Em 2021, o portal DIVERSA, um projeto do Instituto Rodrigo Mendes, completou 10 anos em outubro. Para celebrar sua primeira década foi produzido um vídeo comemorativo apresentando o DIVERSA e sua relevância para uma educação inclusiva de qualidade. Além disso, uma sequência de conteúdos sobre o portal foi publicada nas redes sociais do DIVERSA e do IRM durante o mês do seu aniversário.
No referido ano, o DIVERSA concorreu ao “Reimagine Education”, premiação conhecida como o “Oscar da Educação”, na categoria “Ferramentas para aprendizagem, ensino e suporte”. Na seleção regional, o portal conquistou o segundo lugar dentre projetos da América Latina.
Plataforma de formação EAD
O Instituto Rodrigo Mendes, juntamente com a Fundação Lemann e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), em 2021, lançou uma plataforma de formação EAD, a qual contém o catálogo de cursos de formação a distância do IRM. Abadhs e Fundação Grupo Volkswagen também apoiam esse projeto como parceiros institucionais do IRM. Essa plataforma, atualmente, reúne dois cursos: “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva” e “Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva”. Ambos são gratuitos e podem ser feitos por todas as pessoas interessadas no tema da educação inclusiva.
Núcleo de Pesquisa e Tecnologias
Em 2021, o Instituto Rodrigo Mendes criou o “Núcleo de Pesquisa e Tecnologias”, especialmente dedicado a explorar novas tecnologias digitais voltadas à inclusão escolar. Como primeira ação, em novembro do referido ano, o núcleo lançou a pesquisa “Tecnologias digitais aplicadas à educação inclusiva: fortalecendo o Desenho Universal para a Aprendizagem”, desenvolvida pelo IRM em parceria com o Instituto Unibanco. E, para o primeiro semestre de 2022, está prevista uma nova pesquisa, intitulada “Salas de Recursos: um estudo do município de Campinas”, realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes com o apoio da Fundação FEAC.
Endowment do IRM e Selo da Educação Inclusiva
O Instituto Rodrigo Mendes lançou o “Selo da Educação Inclusiva” em 2021. Esse reconhecimento é destinado às empresas e organizações que contribuem com o Endowment do IRM e estão comprometidas com a causa da educação inclusiva. O Endowment do Instituto Rodrigo Mendes visa garantir a perenidade do financiamento de seus projetos mais estratégicos e, com isso, levar a organização a um outro patamar de desenvolvimento institucional.
Tecnologia educacional Gestão inclusiva: pessoas com deficiência
Em 2021, foi finalizada a tecnologia educacional “Gestão inclusiva: pessoas com deficiência”. A iniciativa faz parte do programa “Melhorias da Educação”, idealizado pelo Itaú Social, e contou com a parceria técnica do Instituto Rodrigo Mendes para o seu desenvolvimento. Ela tem por objetivo a implementação de ações para que todas as crianças, adolescentes e jovens com deficiência, em idade escolar, sejam matriculados em escolas comuns e tenham a garantia da aprendizagem.
Websérie: Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar
Uma realização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, a websérie “Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar” tem como objetivo proporcionar reflexões sobre aspectos do território, evasão escolar e a garantia da aprendizagem sob uma perspectiva inclusiva. Ela é composta por três episódios, todos com legendas em português, interpretação em Libras e audiodescrição, e pode ser acompanhada pelo canal do Youtube do UNICEF Brasil.
Guias de dicas e inspirações para um planejamento inclusivo
Os “Guias de dicas e inspirações para um planejamento inclusivo” são uma realização da Nova Escola em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes. Eles fazem parte do “Material Educacional Nova Escola” e tem como objetivo promover reflexões, oferecer inspirações e auxiliar no planejamento das atividades e propostas inclusivas para potencializar a aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. Os guias estão categorizados em: educação infantil (0 a 5 anos), ensino fundamental 1 – anos iniciais (1º ao 5º) e ensino fundamental 2 – anos finais (6º ao 9º), sendo que para esse último grupo de estudantes as práticas inclusivas foram direcionadas ao ensino de inglês. Como chamada para os Guias foram gravados três vídeos, um para cada material, os quais contam com legendas em português, audiodescrição e a intérprete de Libras como uma das apresentadoras.
Ações de advocacy
Em 2021, o IRM continuou articulando ações de advocacy em prol da educação inclusiva. Durante mais um ano, o instituto realizou um trabalho colaborativo com organizações da sociedade civil e lideranças de redes, tais como a Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede In) e a Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva. Essas ações coletivas colaboraram para evitar retrocessos na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Merece destaque, dentre outras iniciativas, a participação de Rodrigo Hübner Mendes, CEO e Fundador do IRM, na audiência pública convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a constitucionalidade do Decreto 10.502/2020 (atualmente suspenso), que institui uma nova política de educação especial. O Instituto Rodrigo Mendes, pautado sob a perspectiva da educação inclusiva, também tem contribuído para os avanços na política de educação especial do estado de São Paulo.
Parcerias
Mesmo com a continuidade da pandemia da covid-19, o Instituto Rodrigo Mendes tem permanecido junto de seus parceiros e feito novos vínculos. Além das parcerias já mencionadas, o IRM manteve acordos com a Hand Talk, Tilibra e a Clicksign, por exemplo. Estabeleceu, também, uma parceria inédita com o Instituto Paradigma, com o objetivo de compartilhar os conhecimentos das duas organizações em relação à equiparação de oportunidades às pessoas com deficiência, a partir de materiais, metodologias, práticas pedagógicas inclusivas e muito mais.
O Instituto Rodrigo Mendes participou de mais de 50 eventos ao longo de 2021, incluindo palestras, formações e audiências públicas sobre educação inclusiva. Este ano se aproxima do fim e o IRM está feliz e satisfeito com as ações que realizou, porém sabe que ainda há muito por fazer. Em 2022, o instituto vai seguir trabalhando, diariamente, para assegurar a garantia dos direitos humanos, a partir de uma educação de qualidade para todas as pessoas nas escolas comuns.