O projeto Alavancas busca potencializar políticas públicas locais que proporcionem uma educação de qualidade para todas e todos
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) acaba de disponibilizar o edital para a participação no projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. A iniciativa, que conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Movimento Bem Maior, tem como objetivo geral influenciar as políticas públicas de formação em educação inclusiva, visando a melhoria de sua qualidade.
Realizada pelo IRM, a formação tem como público-alvo educadores, gestores escolares e técnicos de secretarias municipais de educação de todo o país. O programa está dividido em diferentes etapas, que vão de 2023 a 2025, e será desenvolvido em parceria com dez secretarias municipais de educação, sendo duas de cada macrorregião do Brasil.
Cada secretaria deve inscrever dez escolas que atendam estudantes público-alvo da educação especial: pessoas com deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), incluindo aqui Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com altas habilidades e/ ou superdotação.
Por sua vez, cada unidade escolar deverá inscrever ao menos três profissionais, sendo: um professor da sala de aula comum, um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e um gestor escolar (coordenador pedagógico ou diretor).
Ainda serão disponibilizadas dez vagas para técnicos de cada secretaria municipal de educação. Caso elas não sejam preenchidas, as escolas participantes poderão incluir outros profissionais da área que atuam na unidade de ensino.
“O projeto ‘Alavancas para a educação inclusiva de qualidade’ tem a ambição de potencializar a aprendizagem de estudantes com deficiência nas cinco regiões do Brasil. Além de oferecer formação a professores e gestores, a iniciativa apoiará secretarias de educação na elaboração e implementação de políticas públicas planejadas para o fortalecimento da inclusão escolar. O projeto é resultado de uma ampla articulação, que envolve o Instituto Rodrigo Mendes, o BNDES e o Movimento Bem Maior. Será uma honra trabalhar ao lado de parceiros tão significativos para as mudanças sociais que almejamos”, comenta Rodrigo Hübner Mendes, CEO do Instituto Rodrigo Mendes.
Processo seletivo
As inscrições devem ser realizadas por representantes das secretarias municipais de educação, no período de 17/10/2022 a 11/11/2022, até 23h59 (horário de Brasília). Para que ela seja considerada, é preciso preencher o formulário on-line e enviar um vídeo de até três minutos para o e-mail: formacao@rm.org.br (com assunto: Alavancas _ nome do município).
Os critérios de seleção estabelecidos são:
- Envio de todos os documentos;
- Demonstração de clareza, criatividade e originalidade na resposta à questão proposta: “Por que seu município quer participar do projeto ‘Alavancas para a educação inclusiva de qualidade’?”; como também na mensagem de vídeo;
- Demonstração de interesse em implementar uma política municipal de formação em educação inclusiva;
- Diversidade regional (dois municípios de cada região do país);
- Oferta do Atendimento Educacional Especializado em seu município;
- Presença de estudantes público-alvo da educação especial matriculados em sala de aula comum das unidades escolares;
- Compromisso de viabilizar a participação dos profissionais indicados para o processo formativo, considerando toda a carga horária e infraestrutura;
- Vulnerabilidade social; e
- Primeira participação nos programas de formação do Instituto Rodrigo Mendes.
Para saber mais detalhes sobre como participar do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, acesse o documento completo.
Parcerias
Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva trabalhadas em outras frentes. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Instituto Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão de nossas ações por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.